CURSO SENAR

ACISSP e SENAR têm parceria fortalecida e promovem novos cursos em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Agricultura | 11-06-2017 14:06 | 1854
Curso degustação e classificação de café
Curso degustação e classificação de café Foto de Reprodução

O SENAR, em parceria com a Associação Comercial, Agropecuária, Industrial e de Serviços de São Sebastião do Paraíso, promoveu nesta semana um curso de classificação e degustação de café, que aconteceu entre os dias 5 e 9 junho. O curso faz parte dos esforços da ACISSP e do SENAR em promover a capacitação e especialização do homem do campo e vem tendo uma receptividade bastante positiva do público alvo. Em Paraíso, o Senar  já atua há mais 15 anos e a parceria com a Associação veio para fortalecer a entidade que, só no primeiro quadrimestre do ano, realizou cerca de 16 cursos destinados aos produtores rurais e famílias do campo.
Conforme o presidente da Associação, Ailton Rocha de Sillos, a primeira parceira com o SENAR no município foi com a ACISSP, mas depois passou a ser com Cooparaíso/ACISSP e SENAR, tendo em vista que o público a quem se destinavam os serviços da entidade e que em sua maioria passavam pela cooperativa. Com o fim da parceria entre SENAR e Cooparaíso, a ACISSP abraçou a instituição que vem prestando diversos serviços ao empresário e produtores rurais do município, promovendo a capacitação e especialização na área agrícola.
"É uma parceria excelente e que tem prestado serviços de alto nível para o município de São Sebastião do Paraíso. Nossa cidade está no ranking de empresas que pegam o maior número de treinamentos oferecidos pelo SENAR. Nossa programação é muito extensa. O SENAR, hoje, tem um nível de treinamento de altíssima qualidade e os instrutores são altamente capacitados e acreditamos que estamos fazendo um trabalho muito importante para o produtor rural", completa o presidente da ACISSP.
Para o classificador e degustador de café e instrutor do SENAR, Marcelo Victor Duque, a parceria do SENAR com a ACISSP veio para durar. "Não digo que é uma parceira que veio para somar, ela fez uma fusão muito importante em um trabalho que a ACISSP já vinha fazendo através do comércio com treinamentos. O SENAR veio em um momento em que a Associação precisava e tinha anseio por oferecer mais treinamento. Com o desenvolvimento rural, o produtor em si está buscando essa capacitação e eu acredito que isso foi muito bom para a Associação Comercial e também para o SENAR e para os profissionais ligados a ela porque estamos ajudando no crescimento da cidade juntamente com a ACISSP, que também visa esse crescimento", ressalta Marcelo.
Conforme Marcelo, que hoje ministra os cursos de classificação e degustação de café e o recém-formado curso de comercialização de café, o SENAR trabalha muito com a questão da mudança de hábito. "Às vezes existem culturas que passam gerações e vem atuando. Hoje a tecnologia vem ajudando muito o produtor rural, dentro dessa formação profissional rural os cursos do SENAR vem pra ajudar agregar valor e para conseguir conciliar uma renda maior para o produtor dentro do seu seguimento. O SENAR veio num momento muito importante, porque o crescimento e a evolução tecnológica estão muito acelerados, então produtor tem que se adequar a isso e em cima disso, crescer também para agregar valor no seu produtor", completa.
Para Marco Aurélio Stepanenco, que está entrando na área de comercialização de café, os cursos são muito bons diante da maneira que capacitam os profissionais os tornando cada vez melhores. "Eu acredito que essa é uma ótima parceria. Desde que a cooperativa de café que existia fechou, a ACISSP abraçou essa causa.  Eu decidi fazer esse curso para meu aprimoramento, porque dentro da área de comercialização de café, precisa também saber a classificar e degustar um café. As aulas tem sido ótimas e estão sendo bem ministradas e o curso tem sido muito bem aproveitado, também", destaca.
O mesmo ressalta o gerente de armazém, Roberto Fernando de Oliveira, que comentou que os cursos vêm para ajudar no crescimento profissional e também para favorecer a firma onde trabalha. "É uma parceria muito boa que está dando a oportunidade de crescer e desenvolver mais. Eu estou realizando o curso por dois motivos, quero crescer mais na firma onde trabalho e também quero ter novas oportunidades. As aulas estão muito boas e o instrutor nos esclarece tudo o que temos dúvidas", destaca Oliveira. 
Para a publicitária e coordenadora do SENAR no município São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino, a ACISSP e SENAR tem auxiliado os produtores rurais e suas famílias a obterem capacitação e ensino de qualidade com certificação. "Trabalhar com a ACISSP e SENAR é um grande prazer, pois o mesmo é sintonizado com as necessidades dos homens e mulheres do campo, preparado para levar ao produtor inovação e tecnologia. Os cursos são no seguimento de Formação Profissional Rural e Promoção Social, o SENAR é a escola que tira a tecnologia das prateleiras e leva ao campo", ressalta.
Alef Ferreira é mobilizador da entidade do município e responsável por realizar os levantamentos de demandas de possíveis cursos, além de toda a organização para suas realizações. "Os cursos são bastante eficientes e tem um nível de profissionalismo muito alto. São cursos de treinamento e aperfeiçoamento que serve para enriquecer o participante que busca se desenvolver na área que ele trabalha. São mais de 300 cursos que o SENAR disponibiliza e todos com um nível de aprendizado muito alto e profissionais muito mais capacitados", comenta. 
"A parceria da ACISSP com o SENAR é muito forte e a partir do momento em que a cooperativa que era a parceira maior da entidade no município fechou, foi proposto as demais entidade da região para fazer o que a ACISSP faz hoje, auxiliando na realização desses cursos, mas ninguém quis abraçar a causa. Se não é a Associação, não teria o SENAR na região e esse público ficaria sem esse amparo. Para mim, é um orgulho muito grande fazer parte desse time de vencedores da ACISSP", completa o mobilizador, Alef Ferreira.