ITAMARATI

Associação desenvolve trabalho para famílias de baixa renda no Itamarati

Por: João Oliveira | Categoria: Esporte | 07-06-2017 21:06 | 655
Foto de Reprodução

A Associação dos Moradores do Bairro Itamarati (Assmoryta), em São Sebastião do Paraíso foi criada para oferecer apoio à famílias de baixa renda e que nasceu da necessidade de oferecer aos moradores daquele bairro e de outros próximos, atividade de lazer. A associação já chegou a receber título de utilidade pública municipal e os fundadores, a presidente da associação Marinavi Soares e o seu marido, o tesoureiro Wanderley Farchi, já foram agraciados com o título de cidadãos honorários pelos serviços prestados ao município.
Conforme conta Wanderley, esse trabalho social desenvolvido pela Assmoryta já existe há cerca de 10 anos, mas tem diretoria formada e com estatuto há quase cinco. Ao todo, são cerca de 196 famílias carentes cadastradas, além do cadastro de 18 doadores de sangue. Entre os trabalhos desenvolvidos pela Associação, está a distribuição de cestas básicas, roupas e projetos como “Ler e Saber”, que acontece aos sábados onde acontece leitura, brincadeiras e reforço escolar para as crianças.
“Nós começamos esse projeto fazendo festa junina para os moradores do bairro, depois começamos a realizar festa para o Dia das Crianças e também festa para comemorar o Natal. Isso porque o Itamarati é um bairro que não tem praça e nada que possa servir de entretenimento para os moradores. Então vimos à necessidade de estar sempre organizando algum evento voltado para aqueles moradores”.
Atualmente, conforme destaca Wanderley, a luta é para conseguir um terreno para construção de sede própria da Associação que funciona na casa do casal e recursos para manter os trabalhos que vêm sendo desenvolvido por eles e pelos membros da diretoria, que hoje conta com 14 pessoas.
“Também desenvolvemos o projeto artesanato, temos a rua de lazer, festa junina com teatro adulto e infantil, com quadrilha; o programa de evangelização nas casas, viagens de confraternização além das reuniões mensais com acontecem com os moradores da comunidade e participação da USF Local para orientações da saúde”, acrescenta o tesoureiro.
“A luta é grande, pois como qualquer entidade sem fins lucrativos passamos muita dificuldade para mantê-la, precisamos assim de voluntários e toda ajuda possível”, completa.



 



O FUTEBOL
Outro projeto que é mantido pela associação, é o Futsal Assist, onde o coordenador Fábio Oliveira, desenvolve campeonatos que são disputados em Paraíso e região. Já foram realizados três campeonatos nos quais dois a equipe foi campeã e outro, disputado em Cássia, ficaram nas quartas de finais. 
O último campeonato, a Copa do Comércio, que aconteceu no último final de semana em Monte Santo de Minas, o Futsal Assist trouxe a taça de campeão para Paraíso, tendo enfrentado diversas equipes de cidades vizinhas.



 



APOIO
Conforme o tesoureiro da Associação, qualquer um pode contribuir com os trabalhos da Assmotyta, seja como voluntário ou doações. “Temos a Festa Junina que acontece no próximo dia 30m e tudo o que precisamos é dos ingredientes para conseguir promover o evento, nada mais. Qualquer um pode ajudar com esse trabalho que já promovemos há anos atendendo não somente o Itamarati, mas bairros vizinhos.
Os contatos podem ser feitos por meio dos telefones (35) 9 9169-0896; 9 9842-9802; 9 98601145 ou pelos e-mails assmoritamaraty@ hotmail. com ou florassp@hot mail.com.