SÃO TOMÁS DE AQUINO

Cultura e Movimento

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 00-00-0000 00:00 | 455
Capela Nossa Senhora do Rosário
Capela Nossa Senhora do Rosário Foto de Selma Braia de Souza

Cultura e Movimento é um projeto da Secretaria municipal de Cultura de São Tomás de Aquino e está em sua terceira edição. A secretaria já realizou a Feira Cultural no dia 26 de março. 
A Feira apresentou o teatro Lek e Rosinha, Grupo de Dança Vem Dançar e Capoeira. Na Feira Cultural de 13 de maio, apresentou Capoeira, Vem Dançar, Trabalhos Manuais, Doces e Quitandas tradicionais da cidade. As duas feiras foram realizadas na Avenida Clemente Santana.
Em sua terceira edição o Cultura e Movimento homenageou a Igreja do Rosário (Capela Nossa Senhora do Rosário 1917 - 2017) pelos seus 100 anos de existência, em São Tomás de Aquino. 
Foi uma noite festiva com várias apresentações das entidades aquinenses, da Educação Infantil, escolas Municipal e Estadual CRAS, Terno de Congo Unidos de São Tomás e Terno de Congo Unidos do Rosário, Frente Negra Coral Renascer, Centro Espírita Thomás de Aquino. Daniel Camilo de Guaranésia foi que apresentou o evento cultural. Houve também a venda de quitutes tradicionais pelas entidades participantes da festa cultural.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, Maria Angélica da Silva Cruz, disse ao Jornal do Sudoeste que a participação das entidades foi importante para o sucesso do evento cultural. Reconhecemos que dificuldades aparecem, mas o brilho da festa foi maior. “As apresentações de muito bom gosto os quitutes feitos com muito carinho, muita dedicação e realmente os aquinenses quando convocados por uma causa justa, respondem com excelência. Nossos agradecimentos ao prefeito José Carlos e vereadores pelo apoio ao Projeto Cultura e Movimento”, afirmou Maria Angélica.




CENTENÁRIO DA CAPELA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
A Capela Nossa Senhora do Rosário carinhosamente chamada pelos aquinenses de Igreja do Rosário, dia 20 de maio comemorou seu Centenário de inauguração. 
Sem ostentar grandes traços arquitetônicos, carrega, no entanto, em suas linhas de singela simplicidade a grandeza de seu valor histórico e religioso para os habitantes de São Tomás de Aquino.
A construção envelhecida pelo tempo está de pé, firme na sua estrutura de cada tijolo colocado que simboliza o ideal e a fé de nossos antepassados. Ela nos conta belas histórias de devoção a Nossa Senhora do Rosário.
Palco para o folclore de riqueza ímpar de São Tomás. Os ternos de Congo Moçambique, Frente Negra. Após desfile pelas ruas da cidade, reis e rainhas se ajoelham para agradecer as “graças alcançadas” pela devoção do seu santo preferido seja São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, São Domingos, Santa Catarina, Nossa Senhora Aparecida, no altar da Igreja do Rosário.
Um dos prédios mais antigos da comunidade, foram 14 anos para que a obra fosse concluída. 
A sua inauguração aconteceu no dia 20 de maio de 1917 pelo padre Heliodoro Pires e a presença de cerca de 500 pessoas participando da cerimônia. Cem anos de uma participação ativa na história de São Tomás de Aquino.

Capela Nossa Senhora do Rosário
Altar Mor