MEIO AMBIENTE

Grupo Ecology Brasil realiza em Paraíso oficina na Semana de Meio Ambiente

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 15-06-2017 20:06 | 1475
Durante dois dias foram realizadas oficinas no anfiteatro  do Ceduc com participantes de Paraíso e região
Durante dois dias foram realizadas oficinas no anfiteatro do Ceduc com participantes de Paraíso e região Foto de Denis Menezes

Representantes do grupo Ecology Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizaram uma Oficina de Educação Ambiental. O evento realizado nos dias 7 e 8 de junho, no anfiteatro do CEDUC, reuniu também representantes de municípios como Monte Santo de Minas, Itamogi e São Tomás de Aquino. Nos dois dias do encontro os participantes participaram de palestras, debates, dinâmicas de grupos, apresentações e estudos tendo como foco principal o Licenciamento Ambiental Municipal.
A ação está inserida no Programa da LT (Linha de Transmissão) 500 KV / Estreito - Fernão Dias e Subestações Associadas. O evento contou com a participação de integrantes do poder público de Paraíso e cidades da região abrangidas pela LT. A iniciativa faz parte das medidas de mitigação e compensação socioambiental previstas no Processo de Licenciamento Ambiental da Linha de Transmissão citada. A oficina foi ministrada pelos técnicos Márcio Ranauro e Luísa Sobral da equipe Ecology Brasil, consultoria ambiental contratada para execução dos Programas Ambientais previstos no PBA (Plano Básico Ambiental) do empreendimento de transmissão de energia.
Além deste encontro ao longo do ano serão realizados outros dois encontros. Este foi o 1º módulo do curso, onde foram abordados os procedimentos de Gestão Ambiental atualmente existentes, inclusive o Licenciamento Ambiental, e discutidos temas como problemas e conflitos ambientais, organizações sociais, estruturação de projetos socioambientais, sempre sob a ótica da legislação vigente. “Foi um evento muito positivo e que tratou de assuntos importantes que estamos vivenciando no nosso município e que teve inclusive a participação de municípios integrantes do nosso consórcio”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges.
Yara destacou ainda que no segundo dia do encontro os participantes tiveram a oportunidade de participar da simulação da realização de uma audiência pública. “Foi muito valioso este encontro que proporcionou um aprendizado significativo a todos os participantes e que trouxe a debate assuntos importantes do nosso cotidiano” acrescenta a secretária. Ela finalizou dizendo que a realização da oficina atingiu os objetivos propostos de estimular o controle social e participação qualificada na gestão ambiental pública. 
Os representantes da Ecology Brasil acrescentaram que ainda está prevista a ainda a realização de outros dois módulos de continuidade do curso em datas a serem definidas junto aos participantes do Programa.