INAUGURAÇÃO

Câmara de Paraíso inaugura Escola do Legislativo

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 17-06-2017 10:06 | 1317
Vice-presidente da Câmara Municipal, Vinicio Scarano, presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL) e da Gráfica do Senado, Florian Augusto Coutinho Madruga e a ex-vereadora e atual vice-prefeita, Dilma de Oliveira
Vice-presidente da Câmara Municipal, Vinicio Scarano, presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL) e da Gráfica do Senado, Florian Augusto Coutinho Madruga e a ex-vereadora e atual vice-prefeita, Dilma de Oliveira Foto de ASSCAM

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso realizou na noite de terça-feira (13/6), sessão solene de inauguração da “Escola do Legislativo”. A cerimônia contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL) e da Gráfica do Senado, Florian Augusto Coutinho Madruga. A sessão solene também contou com a presença de diretores de escolas de ensino médio do município, de alunos do Parlamento Jovem e foi abrilhantada pelo coral “Pequenos Cantores de Passos”, que se apresentou na abertura da cerimônia.
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso foi instituída com o objetivo de fortalecer a cidadania e promover na sociedade uma melhor compreensão do papel do Poder Legislativo. A escola pretende qualificar os servidores e agentes políticos e oferecer, gratuitamente, palestras e cursos para a população.
A estrutura organizacional da Escola do Legislativo foi definida pela Mesa Diretora. O vice-presidente da Câmara Municipal, Vinicio Scarano, que encabeçou o projeto da Escola do Legislativo iniciado pela ex-vereadora e atual vice-prefeita, Dilma de Oliveira, foi nomeado para exercer as funções de diretor da Escola do Legislativo e o assessor parlamentar, Rafael Flávio será o coordenador de cursos.
“Com o apoio da mesa diretora e de todos os vereadores, é com muita honra que inauguramos a Escola do Legislativo de São Sebastião do Paraíso. Trata-se de uma conquista não apenas da Câmara, mas de todo o povo paraisense, que, tenho certeza, ajudará a fazer da nossa Escola do Legislativo uma verdadeira Escola de Cidadania”, afirmou Scarano.
A denominação da Escola do Legislativo presta uma homenagem ao ex-prefeito Alípio Mumic, importante liderança política do município e responsável por um grande salto de desenvolvimento em sua gestão, principalmente na área da educação e conhecimento, tendo participado da construção da Escola Estadual Clóvis Salgado e da Faculdade de Ciências Contábeis, hoje anexada a Libertas Faculdades Integradas. Mumic faleceu em julho de 2000. Filhos e familiares dele estiveram presentes na cerimônia de inauguração da Escola e receberam uma placa de homenagem.
Visando intensificar a integração entre a Câmara Municipal e a sociedade paraisense, a Escola do Legislativo poderá firmar convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, para a realização de suas atividades, como o oferecimento de cursos e palestras.
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso já desenvolve há quatro anos o Parlamento Jovem, que é um dos projetos da Escola do Legislativo. Como destacou o presidente da Casa, Marcelo Morais, no próximo dia 24 será iniciado um curso preparatório para o Enem, através da Escola do Legislativo em parceira com uma instituição ensino da cidade. “Hoje, o Legislativo de São Sebastião do Paraíso se torna, cada vez mais, um poder transparente, participativo e protagonista na vida da cidade”, acrescentou Morais.




ESCOLAS DO LEGISLATIVO
Servidor do Senado há 43 anos, Florian Coutinho Madruga, falou sobre sua experiência na divulgação e implantação de escolas legislativas em todo o Brasil. “Conheço todas as escolas no país, mas a de São Sebastião do Paraíso já está começando grande. Portanto, esta data é histórica para a Câmara Municipal”, disse.
Florian afirmou que tem andado pelo Brasil levando o projeto e explica que para ter um corpo de servidores preparado, é preciso prepará-los, o que cabe às escolas especializadas, que são as escolas de Governo, previstas na Legislação. Em seguida, citou as escolas dos poderes Executivo e Judiciário e também do Legislativo, destacando a implantação do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), no Senado, que é responsável pelo Programa Interlegis. 
Entre os Estados, a primeira Escola do Legislativo foi criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 1993, seguida de Pernambuco. Em 2006 todas as assembleias legislativas e tribunais de contas do país passaram a contar com escolas, segundo o presidente. Em seguida, foram iniciadas as escolas nas Câmaras Municipais. O presidente da Associação Brasileira apresentou publicações das escolas legislativas e distribuiu exemplares às autoridades da mesa.




COMPARECERAM
Além dos vereadores Marcelo Morais, Vinicio Scarano, Luiz de Paula, José Luiz das Graças, Cidinha Cerize, Paulo César de Souza e Ademir Ross, também foram convidados para compor a mesa de honra o prefeito Walker Américo Oliveira, a vice-prefeita, Dilma de Oliveira, o diretor da Superintendência Regional de Ensino, Alípio Mumic Filho, a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo, o diretor acadêmico da Libertas Faculdades Integradas, Davidson Scarano, a ex-diretora do Parlamento Jovem, Cristiane Bindewald, o assessor do deputado estadual Antonio Carlos Arantes, Bruno Lemos e o vice-presidente da Câmara Municipal de São João Batista do Glória, Diego José dos Santos.

Inauguração foi abrilhantada pelo coral _Pequenos Cantores de Passos_