CHUVAS

Chuvas causam pontos de alagamento em Para

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 29-01-2017 00:00 | 582
Trechos das ruas nas proximidades da Prefeitura sofreram inunda
Trechos das ruas nas proximidades da Prefeitura sofreram inunda Foto de

As fortes chuvas que têm caído em São Sebastião do Paraíso têm causado transtornos e reclamações dos motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas da cidade seja no centro, ou na periferia. Os condutores estão enfrentando dificuldades para transitar em algumas vias devido a grande quantidade de buracos que estão se formando. Além disso, com os temporais de quarta-feira, às tarde e também na manhã de quinta-feira,26, foram registrados pontos de alagamento em alguns trechos e até mesmo o transbordamento da Lagoinhai. Desde o início do mês já foram registrados mais de 300 milímetros em precipitações.



Desde a tarde de domingo passado (22/1), estão sendo registradas fortes pancadas de chuvas no município e em toda a região. Somente no domingo foram registrados 78.9 milímetros, recorde do mês até o momento. O temporal de quarta-feira, 25, à tarde foi menos intenso, com registro de quase 20 milímetros. Já a forte chuva de quinta-feira, 26, pela manhã causou o transbordamento da Lagoinha. No mesmo bairro, em frente a Prefeitura o volume das águas foi intenso ao ponto de causar pontos de alagamentos entre a rua Placidino Brigagão e a avenida Delfim Moreira.



Segundo estimativa do site Climatempo, para a quinta-feira,26, estava previsto chover 45 mm. A previsão para os próximos dias é de que as chuvas vão continuar ocorrendo até neste domingo, 29, mas em volumes menores. Somente a partir da próxima terça-feira,31, é que há possibilidade do sol aparecer na maior parte do dia. No acumulado do mês entre o dia 1º de janeiro e às 16 horas da quinta-feira,26, totalizou 319,9 milímetros, conforme informações obtidas pela reportagem junto ao site do INMET (instituto Nacional de Metereologia).  



Nos últimos dias têm surgido dezenas de reclamações sobre o estado das ruas de Paraíso. Além do centro, moradores de bairros como Jardim Coolapa, Alto Paraíso, Jardim América, Jardim Europa e Vila Formosa têm criticado a situação das vias, por exemplo a avenida João Pereira de Souza.  A avenida Darcio Cantieri é um exemplo onde o serviço paliativo feito no ano passado não está resistindo a intensidade das chuvas e já está toda esburacada, principalmente na rotatória que dá acesso à avenida Zezé Amaral. "Os buracos enormes começam próximo a Delegacia da Polícia Civil. Todo ano são feitos reparos, mas não resolve", comenta o motorista José Carlos Manzoni, que afirma que passa pelo local ao menos quatro vezes por dia.



Segundo a Secretaria de Obras da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, no final de 2016 foi realizada operação tapa-buracos nas principais vias da cidade onde foi atendido inclusive o local reclamado. No entanto, segundo informações, devido o período de vida útil do asfalto já ter vencido são feitas obras de manutenção, mas é necessário aplicar naquele trecho uma nova capa. O secretário José Antônio Cintra, disse que enquanto não houver pelo menos três dias seguidos de sol não é possível sequer fazer um serviço paliativo. A Secretaria de Obras pretende retomar o trabalho tapa buracos nas ruas de Paraíso assim que as chuvas darem uma trégua.

Motoristas tiveram dificuldades para transitar devido ao grande volume da enxurrada
Rua F