CARNAVAL x FEBRE AMARELA

Amea

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 11-02-2017 00:00 | 736
Foto de

Foi confirmado no início da tarde de ontem, sexta (10/2), por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, que não haverá mais o evento que havia sido planejado para comemorar o Carnaval na Casa da Cultura, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em São Sebastião do Paraíso. O motivo seria preocupação com a febre amarela e o agente transmissor, o aedes aegypti.



A decisão foi tomada após a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde, receber sugestão que fosse cancelado o evento de Carnaval, programado para ser realizado em Paraíso. A preocupação seria a localização de Paraíso próximo às áreas de risco onde foi constatada a mortandade de macacos, transmissão da febre amarela e, ainda, óbitos causados pela doença.



Outro ponto levantado pela Secretaria de Saúde foi em relação ao fluxo de pessoas entre as cidades da região durante o período de carnaval e também a questão do vetor transmissor da febre amarela ser o Aedes aegypti e que o município, hoje, está com um índice de infestação de 2.3%, sendo que é preconizado para controle do vetor um índice inferior a 1%.



Iria ser investido R$ 33 mil para a realização da festa, que não mais irá acontecer. De acordo com o coordenador de eventos do Departamento de Cultura, Everaldo Barbosa, os contatos com a banda e com todos os envolvidos na realização do evento já foram feitos. “Realizamos o contato com todos, justificando os motivos, e que em uma próxima oportunidade nós estaríamos novamente convidando a todos a estarem participando do evento. Nós achamos melhor não ir de encontro a um pedido deste, tendo em vista a responsabilidade da Prefeitura com a saúde pública”, completa o coordenador.