COBRANÇAS

Copasa responde às cobranças de vereadores sobre manutenção de sua rede

Vereadores haviam questionado obras nas vias que vinham “agravando situação de buracos nas ruas da cidade”
Por: João Oliveira | Categoria: Política | 21-06-2017 08:06 | 1345
Vereadores sobre situação das vias após manutenção pela companhia na rede de tratamento de água e esgoto do município
Vereadores sobre situação das vias após manutenção pela companhia na rede de tratamento de água e esgoto do município Foto de Jornal do Sudoeste

O diretor distrital da Copasa em São Sebastião do Paraíso, engenheiro Flávio Florentino Bócoli, encaminhou à Câmara Municipal resposta às cobranças dos vereadores sobre situação das vias após manutenção pela companhia na rede de tratamento de água e esgoto do município. A Copasa reconheceu o problema e disse que por diversas vezes, alheios aos seus desejos, foi obrigada a intervir nas vias públicas do município, tanto para manutenção ou para implantação de redes, como também interligação de imóveis a rede Copasa.
De acordo com a Copasa, recentemente foi realizada uma reunião entre a Companhia e empresa terceirizada responsável por realizar esse serviço de restauração da via, onde foi cobrado “veemente melhora nos processos de recomposição asfáltica e demais pavimentos de forma a diminuir os transtornos”. Esses trabalhos de recomposição das vias é que foi o objeto de crítica no plenário e que motivou ofício encaminhado a Copasa cobrando esclarecimentos.
“São inerentes os transtornos ocasionados por tais serviços, como ocorre nos demais municípios, porém, os mesmos são necessários ao bom funcionamento dos sistemas sanitários básicos. A Copasa vem nos últimos anos tentando mitigar os transtornos causados aos munícipes com o planejamento e execução de suas ações pautada nas legislações vigentes, tendo como parceira o poder público, empreendedores e empresas prestadoras de serviços. Podemos citar como ações o pedido de anuência para execução de serviços em vias públicas à Secretaria de Obras e a Secretaria de Trânsito com o apoio dos mesmos, realização de cursos periódicos com os colaboradores, reuniões com os prestadores de serviços, além de avaliação com servidores e dos serviços prestados”, pontuou.
Os vereadores não comentaram a resposta da Copasa, mas Marcelo Morais destacou que a solicitação foi feita em plenário pelo vereador Tatuzinho. “A solicitação foi feita tendo em vista que vivenciamos uma falta de compromisso da Copasa quando abre a via, principalmente quando o asfalto é novo, e deixa aquela vala e mesmo quando cobre fica a saliência”, disse. 
A cobrança do vereador Paulo César de Souza (PHS), feita em plenário no inicio do mês, foi motivada pela preocupação do vereador com as vias públicas, que mencionou que além de buracos nas ruas, a situação vinha sendo agravada pela manutenção da Copasa na rede de tratamento e esgoto.
O diretor distrital ressaltou também que a Copasa entende a preocupação sobre o assunto pelos munícipes que, segundo ele, também é de preocupação da companhia. “Por isso estamos em constantes avaliações dos mesmos processos em busca da melhoria da prestação de serviços a comunidade. Aproveitamos o ensejo de ratificar o nosso compromisso com a população de São Sebastião do Paraíso para a prestação de um serviço de qualidade que ela merece”, completou.