HORTIFRUTIS

Sedeagro leva produtores de hortifrutis de Paraíso à 24ª edição da Hortitec

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 23-06-2017 09:06 | 1512
Em 2014 um grande grupo de horticultores do município participou do evento em Holambra
Em 2014 um grande grupo de horticultores do município participou do evento em Holambra Foto de Arquivo

Tecnologia e inovação, aplicadas ao setor hortifrutícola, serão palavras de ordem na 24ª Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas), que acontece em Holambra, a partir desta quarta-feira, 21, e prossegue até sexta-feira, 23, no Parque da Expoflora, em Holambra (SP). Como ocorre nos últimos anos a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso através da Sedeagro (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário) levará os produtores de hortifrutis do município à feira. 
O evento que por sua tradição é conhecido como uma das maiores da América Latina no setor é apontado como oportunidade para os produtores estarem em contato com as mais novas e interessantes tecnolo-gias e produtos do mercado para os horticultores. A edição que antecede a do Jubileu de Prata reunirá em um só lugar todas as novidades da cadeia produtiva de flores, frutas, hortaliças e florestais. Também serão apresentados ao mercado tecnologias que aumentam a produtividade e a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo em que reduzem o custo de produção e o consumo de recursos, como água e energia.
A expectativa da Sedeagro é que neste ano cerca de 45 produtores possam participar da visita que está agendada para esta quinta-feira (22/6). Para tanto a Prefeitura disponibilizou um ônibus que deixará Paraíso na madrugada de quinta-feira e retornará no começo da noite. “Esta visita já se tornou uma tradição para os nossos horticultores que irão em busca do conhecimento de novos conhecimentos, técnicas de manejo. Elas também poderão ter acesso a exposição de técnicas de manejo, cultivo protegido e culturas intensivas”, disse Marco Aurélio de Paula, chefe de Departamento de Agricultura da secretaria.
Ele acrescenta que durante a visita os horticultores do município terão a possibilidade de acompanhar o lançamento de novos defensivos e fertilizantes para o setor. “Na Hortitec é possível ver e acompanhar de perto a força que o setor tem e representa para a economia do País”, anuncia. 
Marco Aurélio aponta que as empresas multinacionais estarão presentes em grande número.” A expectativa dos organizadores é de que haverá 460 expositores, com presença de público superior a 30 mil visitantes não apenas do Brasil, mas também de outros países do mundo todo”, acrescenta.
“Pelo porte que possui, a Hortitec atrai o interesse dos produtores de diferentes culturas e também de importantes empresas expositoras nacionais e internacionais. Tudo isso fomenta a troca de ideias, a realização de negócios, encontros setoriais e fontes de informações para o planejamento das atividades dos produtores e empresários envolvidos”, comenta Marco Aurélio. 
De acordo com a Sedeagro a horticultura tem sido uma atividade importante para a economia do município. “São vários aspectos que podem ser evidenciados que vão desde os números da produção, do consumo, das variedades produzidas, bem como o movimento de recursos e até a geração de empregos”, acrescenta Marco Aurélio. Outro destaque é que grande parte das mudas são produzidas na estufa e viveiros do município. “Há um conjunto de fatores que vão desde a produção até a comercialização que estão sendo trabalhador com os horticultores que ajudam a aquecer a economia local, com a produção de alimentos de qualidade que abastecem as nossas feiras, mercados, a merenda escolar e ainda abastece as redes de supermercados de outros municípios e regiões próximas de Paraíso”.

Apresentação dos produtos e variedades são destaques da Hortitec 01
Apresentação dos produtos e variedades são destaques da Hortitec