SÃO TOMÁS DE AQUINO

Esporte e Cidadania

Por: Selma Braia | Categoria: Esporte | 23-06-2017 09:06 | 663
Diretor de Esporte de São Tomás Rafael Duarte Ferreira
Diretor de Esporte de São Tomás Rafael Duarte Ferreira Foto de Selma Braia

O Esporte em São Tomás de Aquino tem recebido apoio por parte da administração municipal com incentivo para projetos que estão sendo idealizados e outros já em execução. O diretor municipal de Esporte, Rafael Duarte Ferreira ressalta a importância da prática esportiva na vida das pessoas. Segundo o diretor, o esporte tem na sua essência, uma forte motivação para a integração social, além de fazer bem ao corpo e mente. Disse também que o prefeito José Carlos tem dado apoio e incentivo nas iniciativas esportivas do município.     
Rafael conta em entrevista ao Jornal do Sudoeste o que está sendo realizado nesta gestão. "Nossa pauta de trabalho é bem dinâmica. Temos o Exercitando: caminhada de manhã, todos os dias e ginástica aeróbica à noite, todos os dias. Foi um sucesso o 1º Festival das Escolinhas de Natação Municipal que contou com a participação de 60 alunos, crianças de 5 a 14 anos. Ginástica para a 3ª Idade com a professora Adriana no PSF Rosário. Hidroginástica da 3ª Idade. Dia 7 e julho será o início do Vôlei d 3ª Idade. O 2º Tempo, já enviamos o projeto para o governo federal, aguardando aprovação para então podermos dar início", ressalta o diretor de Esporte.
O grande desejo a ser realizado, segundo Rafael, dentro de sua área de trabalho é ter o Poliesportivo da cidade, de novo aberto ao público, cumprindo seu objetivo de inauguração. "Será uma conquista valiosa tê-lo funcionando normalmente, para a alegria não só do departamento municipal do Esporte, mas também dos atletas e sociedade aquinense.
Com relação à quadra do bairro Cohab, o diretor de Esporte explica: "Nós estamos iniciando um trabalho efetivo de atividades esportivas com as crianças assistidas pelo CRAS e também do próprio bairro. A quadra estava abandonada, esquecida, desta forma, estamos executando o Programa Prefeito Amigo da Criança que vem ao encontro aos objetivos da nossa área de trabalho. A professora Larice ministra aulas de ginástica no local."
Continuando, Rafael aponta que no Programa 2º Tempo irá fazer uma abertura, focando crianças de 6 a 11 anos de idade. Para uma formação de um atleta com resultados mais positivos o ideal é começar a trabalhar com crianças nesta faixa etária. As modalidades coletivas, futsal e vôlei e individual atletismo. Disse que é desejo do departamento esportivo municipal participar de eventos como o da EPTV e Alterosa, dois campeonatos de prestígio na região. Afirmou também que a Secretaria de Saúde tem sido uma valiosa parceira. 
Ao finalizar faz o convite para os aquinenses e atletas da região para a "Corrida da Cidade", dia 9 de julho em comemoração à semana de aniversário de São Tomás de Aquino.