OLERICULTURA

Paraíso recebe especialista em olericultura para assistência a produtores

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 28-06-2017 14:06 | 2407
Horticultor Márcio Hegediro disse que  iniciativa é válida para melhorar produção
Horticultor Márcio Hegediro disse que iniciativa é válida para melhorar produção Foto de João Roberto/Jornal do Sudoeste

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Sedeagro (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário) recebeu ontem a visita de Georgeton S.R. Silveira, coordenador de olericultura da Emater/MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais). Ele vem realizar um trabalho de atendimento aos produtores de olericultura local. Nesta quarta acontecerá a partir das 13 horas uma visita técnica, no Sítio Novo Horizonte onde serão desenvolvidas atividades práticas.
Conforme a secretária Yara Lourdes de Souza Borges a visita do especialista é resultado do trabalho em parceria desenvolvido em conjunto com a Emater. “Estamos iniciando uma nova etapa do convênio e a presença dele aqui significa um avanço, por podermos ter alguém especializado atendendo aos nossos produtores de hortifrútis”, disse. A secretária afirmou ainda que este tipo de atividade fortalece o trabalho dentro deste segmento, por ser um trabalho importante dentro da economia do município por agregar valor e gerar renda para as famílias atendidas.
Durante a manhã de  ontem (27), Georgeton Silveira esteve na estufa instalada no Parque da Serrinha onde são produzidas as mudas do PFH (Programa de Fomento a Horticultura) desenvolvido pelo município. Ele conversou com os produtores, trocou informações, apresentou dicas e orientações sobre o cultivo e manejo das plantas junto com toda a equipe da Sedeagro. 
Para o Jornal do Sudoeste, Georgeton falou sobre o seu trabalho e o objetivo da visita ao município. Na realidade a Emater trabalha na lógica de assistência técnica e extensão rural, então, é um trabalho que fazemos em todo o Estado e que é voltado aos agricultores para a organização dos grupos, na assistência técnica direta aos vários sistemas de produção. A ideia aqui desta parceria que a Prefeitura tem com a Emater/MG é de conversarmos com os produtores, debatermos ideias sobre o processo de produção”, comenta. 
O especialista disse ter conhecimento das atividades desenvolvidas pelo setor em Paraíso e também a destinação da produção local. “É sabido que os produtores aqui do município entregam seus produtos para vários programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e também eles entregam nas feiras, nos supermercados. Então viemos discutir as questões relacionadas à produção, técnicas de manejo, o que pode ser melhorado em termos de produção,  para que  o produtor tenha um rendimento melhor da sua atividade e com isso também ele possa estar fornecendo a cada dia  um produto de melhor qualidade ao consumidor final”, esclarece. 
Conforme o produtor Márcio Hegediro Vieira que participou do encontro na estufa do Parque da Serrinha, a iniciativa é muito válida. “É importante buscarmos informações com quem tem este conhecimento todo. Nós temos a prática, mas ele tem a técnica. Isso tudo contribui para buscarmos resolver as dificuldades encontradas e a melhorar a produção oferecendo mais qualidade aos consumidores”, avalia.

Produtores de hortaliças de Paraíso participaram do encontro para obterem informações
Especialista visitou e conhecu estufa de produção de mudas em Paraíso