POLEPOSITION

Daniel Serra crava a pole e dá um passo à frente na Corrida do Milhão

Vivendo grande fase da carreira, piloto paulista vai largar na posição de honra do grid da corrida mais importante da Stock Car, mas pensando primeiro no campeonato.
Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 01-07-2017 19:07 | 1812
Daniel Serra, pole position da Corrida do Milhão em entrevista acompanhada pelo Jornal do Sudoeste
Daniel Serra, pole position da Corrida do Milhão em entrevista acompanhada pelo Jornal do Sudoeste Foto de Sergio Magalhães

Por Sergio Magalhães, de Curitiba




O paulista Daniel Serra deu um passo importante rumo à conquista da corrida mais importante da Stock Car, a Corrida do Milhão. O piloto do carro número 29 da equipe RC Eurofarma, comandada por Rosiney, o “Meinha”, vai largar amanhã da pole position na prova que tem a largada programada para as 10h30, com transmissão ao vivo pela TV Globo. 
Esta é a sexta pole de Serra, a primeira na Corrida do Milhão que está em sua 9ª edição. Thiago Camilo, líder do campeonato vai largar em 2º com seguido por Marcos Gomes, em 3º, Felipe Fraga, em 4º, Julio Campos em 5º e Ricardo Mauricio em 6º.
O treino começou com céu nublado e temperatura amena, em Curitiba, contrariando as previsões de chuva e frio intenso. No primeiro grupo de 15 carros que foram à pista, no Q1, Thiago Camilo foi o mais rápido com 1min18s751, tempo que foi batido por Daniel Serra que entrou à pista no segundo grupo com outros 14 carros, em 1min18s593.
Quinze carros avançaram para o Q2: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Zonta, Cacá Bueno, Antonio Pizzonia, Marcos Gomes, Átila Abreu, Ricardo Mauricio, Felipe Fraga, Gabriel Casagrande, Valdeno Brito, Diego Nunes, Max Wilson, Julio Campos e Lucas Foresti.
Serra voltou a ser o mais rápido no Q2, 1min18s527. Era a senha da pole que estava por vir. Apenas os seis mais rápidos avançaram para o Q3: além de Serra, Ricardo Mauricio, Felipe Fraga, Marcos Gomes, Thiago Camilo e Julio Campos. 
Agora com um de cada vez indo à pista pela ordem inversa, Julio Campos foi o primeiro a marcar tempo: 1min19s103. Na sequência foi a vez de Thiago Camilo: 1min18s754. Depois Marcos Gomes: 1min18s760. Felipe Fraga 1min19s065 e Ricardo Mauricio 1:19s195.
Só faltava Daniel Serra. Na primeira parcial seu tempo foi inferior ao de Camilo. Na segunda já era o mais rápido, e na linha de chagada Serra fez 1min18s538, cravando a pole position.
Na entrevista coletiva após a classificação, acompanhada pelo Jornal do Sudoeste, Daniel Serra agradeceu a equipe pelo carro competitivo que teve durante o treino: “Preciso agradecer ao “Meinha” (Rosiney Campos, chefe de equipe), porque ele faz coisas inacreditáveis, às vezes você vê ele mexendo no carro, fica preocupado, mas quando vai para a pista é mágico, é sensacional”, comemorou. Mas ressaltou que a pole foi apenas um passo, e que falta muito ainda para vencer a corrida.
Serra tem um ótimo retrospecto no Autódromo de Curitiba, já venceu nesta pista quatro vezes, e lembrou dos tempos que vinha aqui assistir as corridas de seu pai, Chico Serra, tricampeão da Stock Car. 




Perguntado pelo JS se o fato de estar largando na frente numa corrida curta, de apenas 40 minutos, aumenta suas chances de vencer pela primeira vez a Corrida do Milhão, Serra não quis fazer previsões, disse que “apesar de esta ser uma corrida curta, é uma prova muito difícil também porque o ritmo será muito forte e se você cometer qualquer erro poderá refletir lá na frente”. 
Apesar da pole, e de ter a Corrida do Milhão como objetivo, Serra não esconde que para ele o mais importante é vencer o campeonato na Stock Car, título que ele ainda persegue na carreira: “Vencer o campeonato, sem dúvidas”, disse, quando perguntado se trocaria o prêmio de R$1 milhão pelo título da categoria.
O JS conversou também com o pai do pole positon, Chico Serra, tricampeão da Stock Car, sobre o momento especial que seu filho vive no automobilismo. Daniel vem de uma importante vitória nas 24 Horas de Le Mans, na classe LMGTE, Pro, com um carro da Aston Martin: “É realmente um momento muito especial que o Daniel está passando, esta mudança de equipe trouxe novos ares, ele casou bem com a equipe do “Meinha”, e isso é muito bom, o Daniel está trabalhando muito para isso e se der tudo certo ele vai sair daqui com a vitória amanhã, pensando não somente na Corrida do Milhão, mas principalmente no campeonato”, disse.
Thiago Camilo lidera o campeonato com 128 contra 113 de Daniel Serra e 111 de Átila Abreu que vai largar em 11. A Corrida do Milhão terá 30 carros no grid, 40 minutos de duração, mais uma volta, com pit stop obrigatório entre as voltas 15 e 20 para reabastecimento e troca de pelo menos dois pneus, e valendo o prêmio de R$1 milhão para o vencedor. O JS segue acompanha tudo, direto de Curitiba.