ARTESANATO

Núcleo de artesanato do programa Empreender da ACISSP participa de Mega Artesanal 2017

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 15-07-2017 18:07 | 912
Foto: Reprodução

O Programa Empreender da ACISSP realizou na quinta-feira (13/7), uma missão empresarial que levou para São Paulo o núcleo de artesanato para a Mega Artesanal 2017, uma feira completa com infinitas oportunidades para quem gosta de fazer arte e artesanato. A feira reuniu mais de 300 expositores, cursos e demonstrações, produtos, lançamentos, inovações e tendências, ferramentas e máquinas para todas as técnicas, além de exposições de artes, indústrias, lojas, ateliês e escolas de arte e artesãos.
A Mega Artesanal não é chamada de mega por acaso. Desde o ano de 2006, a feira reúne toda a cadeia de artes manuais e artesanato. Ela promove, em seis dias de evento, o maior encontro do setor da América Latina e os principais fabricantes de produtos para artesanato aproveitam a feira para mostrar suas novidades.
Visitar feiras de artesanato é uma ótima oportunidade para ficar por dentro desse mercado, sem falar que as artesãs também puderam aproveitar para comprar vários produtos e conhecer as últimas novidades em materiais e ferramentas. O ambiente foi propício para aumentar a rede de contatos e fazer parcerias com outros profissionais. 
A Mega Artesanato ofereceu uma chance de ouro para quem desejou aprender ou se atualizar, e o fruto disso é o crescimento profissional constante. É o que destacaram as artesãs que foram à feira. Para Franciele Dizaró, foi muito produtiva e o momento foi de muito aprendizado e propício para trazer muitas experiências e ideias para Paraíso.
A artesã Tânia Terloni relatou que foi um aprendizado muito grande. “A feira trouxe muitas novidades e gostei bastante do evento”. Maria Eloisa Duarte de Sant Anna, também achou o evento bastante produtivo. “Estou levando ideias novas para Paraíso, é outro olhar sobre o artesanato”, comenta. A crocheteira Daniela Marcomini comentou que foi a primeira vez que esteve na feira e ficou apaixonada pelo evento. “O nome já diz tudo, é um mega evento que trouxe muitas novidades e estamos saindo daqui levando muitas ideias; foi muito proveitosa essa visita”, completou.




EMPREENDER
Em Paraíso, o projeto, que é desenvolvido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o SEBRAE Nacional e tem apoio e financiamento da União Europeia, é pioneiro e está atendendo inicialmente a cinco núcleos setoriais. O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 70 mil empresas no país e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.
O empreender foi implantado no município por meio de iniciativa da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), em parceria com o SEBRAE Nacional e a Federaminas. È um programa que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Em Paraíso houve a formação e cinco núcleos, entre eles artesanato, cabeleireiro, hortifruti, marcenaria e alimento, que tem se reunido para fazer levantamento de demandas para o desenvolvimento de seus respectivos setores.