BOMBEIROS

Paraisense assume comando operacional de bombeiros do interior

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 08-07-2017 22:07 | 1247
O coronel Manoel dos Reis Moraes (com a placa em mãos)  assumiu esta semana o 2º Comando Operacional de Bombeiros
O coronel Manoel dos Reis Moraes (com a placa em mãos) assumiu esta semana o 2º Comando Operacional de Bombeiros Foto: Reprodução

O coronel Manoel dos Reis Moraes, paraisense, assumiu esta semana o 2º Comando Operacional de Bombeiros (2º COB) sediado em Uberlândia. Esta unidade é subordinada ao Comando-Geral da Corporação, sendo responsável pela coordenação e controle das operações desenvolvidas no interior do estado, abrangendo as regiões dos Batalhões de Bombeiros de Uberlândia, Uberaba e a Companhia Independente de Patos de Minas. O 2º COB conta atualmente com um efetivo de 880 bombeiros militares e uma frota de 191 viaturas entre caminhões, unidades de resgate, salvamento dentre outras; atendendo em mais de 90 municípios mineiros.
Moraes, de 47 anos, natural de São Sebastião do Paraíso, casado e pai de uma filha, ingressou na carreira militar 1988, atuando como soldado no 2.º Pelotão de Bombeiros Militares de São Sebastião do Paraíso. Em 1996, já bacharel em Administração de Empresas, formou-se como oficial, assumindo o comando no município onde atuou durante quatro anos.
O oficial tem pós-graduação em Normalização de Medidas Contra Incêndio, Gestão Estratégica e Políticas Públicas e especialização em Planejamento e Administração para Redução de Desastres, Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos, Prevenção e combate a Incêndios Florestais, além de Administração Orçamentária e Financeira. 
Coronel Moraes também já exerceu diversos cargos como comandante de unidades no interior e capital, tendo atuado recentemente como comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, em Divinópolis, região Centro-Oeste do Estado. Progrediu sucessivamente em uma carreira vitoriosa até a promoção ao mais alto posto da carreira militar da Corporação. A promoção a coronel é um ato do governador do Estado e foi publicado em Diário Oficial. 
Durante a solenidade em que assumiu o 2º COB, coronel Moraes relatou que a região atende uma grande demanda de ocorrências e suas metas é a de estar especializando a tropa e prestar sempre um serviço com mais qualidade à toda população da região.
O evento contou com a presença do comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel BM Claudio Roberto de Souza e diversas autoridades, bem como o comandante do 2º Pel BM de São Sebastião do Paraíso, o tenente BM Luiz Antônio Monteiro que o presenteou em nome de toda equipe do 2º Pel BM pela sua promoção e assunção ao Comando Operacional de Bombeiros com uma placa de agradecimento. Contou também com a participação de uma comitiva de militares de São Sebastião do Paraíso e diversos amigos e familiares que também o prestigiaram.