VÔLEI FEMININO

Paraíso irá sediar Campeonato Brasileiro de Vôlei Feminino sub-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 20-08-2017 19:08 | 864
Arena Olímpica será preparada para receber mais uma competição de alto nível
Arena Olímpica será preparada para receber mais uma competição de alto nível Foto de Reprodução

São Sebastião do Paraíso já está iniciando os preparativos para sediar a realização do Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino, sub-19. O município vai receber na Arena João Mambrini jogos de seleções de vários estados durante a competição que será realizada em outubro e integrará as comemorações de aniversário da cidade. O acerto foi feito durante encontro entre o secretário municipal de Esportes, Tomás Salviano Martins com representantes da Federação Mineira e Confederação Brasileira de Voleibol, ainda no início do primeiro semestre deste ano.
A FMV (Federação Mineira de Vôlei) oficializou Sebastião do Paraíso como sede do Campeonato Brasileiro de Seleções Feminino Sub-19, que acontece entre os dias 01 e 06 de outubro. Além da Seleção Mineira, o campeonato contará com as seleções do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul. 
A proposta é fazer um campeonato de alto nível, não só dentro de quadra, mas no que diz respeito a um cronograma paralelo de eventos culturais e sociais, já que o torneio coincide com a semana de comemoração do aniversário da cidade.
Minas Gerais é uma das referências no voleibol nacional em vários aspectos como o número de atletas inscritos na FMV, organização de eventos, títulos nacionais e internacionais. Também se destaca pelos trabalhos realizados nos clubes nas categorias de base, envolvimentos dos grandes e pequenos municípios do Estado com a modalidade, entre outros. Com essa pluralidade, muitos torneios nacionais e internacionais são realizados fora da área metropolitana, com o apoio das Assessorias Regionais, o que aumenta a facilidade de organização e conhecimento do local.
Somente neste ano foram realizadas duas categorias do Campeonato Brasileiro de Seleções em Uberlândia. A primeira a ser disputada foi a Sub-18 Masculina, posteriormente a Feminina, ambas tiveram o apoio e coordenação, da Assessoria Regional 1, do Triângulo Mineiro. A Federação Mineira de Voleibol voltou a realizar edições do CBS após três anos. A última edição foi em 2014 com a categoria Sub-20 Masculina, em Sete Lagoas. Na ocasião a Seleção de São Paulo levou o título de campeã, Rio Grande do Sul a prata e Espirito Santo o bronze. Em 2017 são três categorias, duas foram realizadas em Uberlândia e a próxima será entre em outubro, em São Sebastião do Paraíso.
A primeira partida realizada no ginásio foi justamente nesta modalidade e envolveu as equipes do Sada/Cruzeiro x Brasília pela Liga Nacional de Vôlei, em março de 2010. O local já abrigou competição internacional como a Copa América de Basquete em 2012. A Arena Olímpica também já foi local de treinamentos para diversas seleções nacionais e internacionais em diferentes modalidades nos últimos anos. Além disso tornou-se palco para decisões de importantes competições como a Taça EPTV de Futsal e Liga Nacional de Futsal entre outros eventos de destaque.