LGBTQ+

Coletivo LGBTQ+ organiza “Semana de Conscientização”

Por: Redação | Categoria: Entretenimento | 12-09-2017 15:09 | 891
Foto de Reprodução

O Coletivo LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Queers, +) de São Sebastião do Paraíso , com o apoio da Prefeitura realizará nos dias 16 e 17 de setembro no recinto do Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho, a Expar, o “Final de Semana de Conscientização LGBTQ+”. A iniciativa consiste em uma série de atividades que buscam fomentar o debate e avançar com as pautas de gênero e sexualidade. 
De acordo com uma das organizadoras do evento, Lara de Souza Tonin, o Coletivo vem se organizando nos últimos cinco meses com o objetivo de realizar um trabalho que promova a conscientização, o combate às violências e que construa um ambiente acolhedor e fértil para todas e todos os envolvidos. “A expectativa é bem positiva, uma vez que já realizamos um evento inicial e que tivemos um bom público, quando reunimos cerca de 250 pessoas no Teatro Municipal e tivemos palestras sobre este tema”, declara.
Lara anuncia que para o próximo evento está sendo preparada uma programação variada. “Teremos várias atividades como atrações musicais, apresentações artísticas e culturais.
Já iniciamos a mobilização de toda a comunidade, existe uma expectativa para estes momentos”, comenta. Ela destaca que o movimento vem quebrando tabus e preconceitos ao propor os esclarecimentos. “As pessoas estão entendendo e aceitando melhor esta realidade, percebemos que a resistência vem sendo reduzida, até porque é um movimento que só tende a crescer, acredito que não tem como regredir”, opina.  
A programação prevê que no sábado (16/9), às 16h, será dado início às atividades com um encontro de palestras, rodas de debate e diversas apresentações culturais. “Nesse momento, haverá um espaço de diálogo e reflexão acerca dos desafios, direitos e estratégias que a comunidade LGBTQ+ tem encontrado, prometendo assim, ser um rico espaço para a difusão de ideias e construção de práticas progressistas que possam garantir a afirmação de todas as identidades e o desenvolvimento social do município e região”, acrescenta Lara. 
No domingo (17/9), haverá a passeata da Primeira Parada LGBTQ+ de Paraíso com início marcado para as 13 horas. A saída acontecerá na Praça da Lagoinha e seguirá até a Expar onde às 16h serão realizadas apresentações de diversas atrações culturais. “Para bem acolher o público, o evento abrigará larga praça de alimentação e banheiro com acessibilidade. Vale ressaltar que todos os eventos são abertos ao público e ainda será feita arrecadação de alimentos no início da passeata, que serão repassados para instituições que prestam serviços sociais” acrescenta. 
Lara reforça que o primeiro evento realizado pelo Coletivo no Teatro Municipal há 10 dias superou as expectativas. A presença do público interessado nos debates propostos chamou a atenção dos organizadores que estão otimistas para esta nova iniciativa. “O Coletivo LGBTQ+ de Paraíso convida todas e todos para prestigiar o circuito de atividades e ajudar a construir um mundo mais solidário, igualitário e livre de violências”, defende. Ela assegura que o movimento atua trabalho por um universo e ambiente de mais harmonia. “Um mundo onde nossas diferenças não sejam sinônimos de desigualdades e onde ninguém tenha que pedir licença para amar”, finaliza.