Câmara aposta em software para dar mais transparência ao legislativo

Por: Redação | Categoria: Política | 06-03-2017 04:03 | 1174
Foto de ASSCAM

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, através de seu presidente Marcelo de Morais, assinou na tarde de quinta-feira, dia 02, o contrato com a empresa Planej Consultoria e Sistema, para a implantação da maior plataforma de transparência já vista no Estado de Minas Gerais.



 



A proposta, que veio ao encontro com os anseios do atual presidente da Casa, vinha sendo analisada há aproximadamente um mês e quinta-feira as partes interessadas finalizaram a aprovação do layout do portal. O objetivo é impedir que o cidadão fique sem informações sobre o que está sendo feito com o dinheiro público no município, no âmbito do Legislativo.



 



O lançamento do Portal da Transparência da Câmara Municipal acontecerá no próximo dia 13, durante a sessão ordinária. Ele vai abrigar a TV Câmara; informações financeiras, contábeis e jurídicas; licitações; contratos em vigência; legislações e as contas públicas. O próximo passo será desenvolver um aplicativo da Transparência para celular, onde o usuário poderá, inclusive, assistir às sessões da Câmara ao vivo. 



 



Quanto às consultas que deverão ficar disponíveis à sociedade, Marcelo afirmou que não haverá qualquer restrição. "Para mim a transparência é uma meta. No portal estarão disponíveis todas as informações que o servidor, a imprensa ou até mesmo o público em geral precisar. Desde a folha de pagamento, passando pelos contratos com fornecedores até as verbas indenizatórias, não vamos restringir nada", ressaltou.



 



A ferramenta também vem atender a todas as exigências do Ministério Público com relação à transparência, obedecendo aos requisitos exigidos para os órgãos públicos.