Cartório Eleitoral demonstra funcionamento de urna eletrônica

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 14-07-2002 00:00 | 231
Foto de

A exemplo das anteriores, na região da 254.ª Região Eleitoral, as eleições do ano de 2002 serão realizadas com a utilização de urnas eletrônicas. O Cartório Eleitoral de São Sebastião do Paraíso elaborou um cronograma e, além de informações que podem ser fornecidas no próprio Cartório, estará esclarecendo dúvidas aos eleitores que queiram conhecer o uso da urna e os cargos para este ano.
A votação este ano será para presidente da República, deputado federal, deputado Estadual, governador, e para senador, cargo para o qual haverá duas vagas, podendo assim o eleitor votar em dois candidatos para esse cargo. O primeiro turno das eleições irá ocorrer no dia 6 de outubro e o segundo turno no dia 27 de outubro de 2002.
Segundo a responsável pelo Cartório Eleitoral, Silvana Braz de Pádua, já foram encaminhados os cronogramas de divulgação da urna eletrônica para o mês de julho aos meios de comunicação da cidade. Nele, constam data, o horário e o local onde estarão se realizando demonstração da urna eletrônica.
Em agosto a demonstração da urna será feita em Termópolis, Guardinha, São Tomás de Aquino, na zona rural, em escolas e agências bancárias. Além de ensinar como usar a urna, o objetivo é estimular os eleitores a levar os números anotados na colinha. "Saber votar em um eleição não significa que eleitor saberá votar nas eleições seguintes" ressalta a chefe do Cartório Eleitoral.
Segundo ela, as maiores dificuldades encontras quanto ao uso da urna eletrônica, são por parte das pessoas analfabetas, que mostram receio em digitar os números, mas a maioria esta achando fácil, tanto na eleição quanto na apuração dos votos. "Mas serão treinados os analfabetos e aposentados para que ninguém tenha dificuldades", comenta.
Na avaliação da estudante Paula Adriana Simões, 22 anos , "para algumas pessoas é difícil e mesmo com a demonstração não entendem como funciona, mas para os jovens que têm acesso ao computador se torna mias fácil". 
Maria Aparecida Atílio disse já ter votado em urna eletrônica e não achou difícil. "Mas é preciso que as pessoas me dêem uma explicação" comentou. 
Silvana Braz faz um alerta aos eleitores das seções eleitorais 108º, 109º e 110º que votavam no Centro Social Urbano, pois conforme explica as mesmas foram transferidas parra a Esc.Est. Comendador João Alves de Figueiredo, na Vila Mariana. 
O Cartório Eleitoral estará de plantão para entrega dos títulos eleitorais com a seguinte programação: mês de agosto, no dia 17- sábado das 13:00 às 17:00 horas. No mês de outubro, nos domingos 1º e 22 e sábado 21, das 13:00 às 17:00 horas.
Tatiane Pereira da Silva - P.A.J.