Encontro reuniu mulheres de Paraíso e região

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 15-09-2002 00:00 | 432
Foto de

Com o objetivo de integrar as mulheres ao mercado cooperativista, oficializando e promovendo sua participação, a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso, Cooparaiso, realizou na quinta-feira, 12, um encontro contando com participantes da região. Composto por palestras e exposições, é a terceira vez que o evento foi realizado em Paraíso. “Muitos dos assuntos explanados aqui, foram sugestões das próprias cafei-cultoras que estiveram presentes no ano anterior,” comenta Ilson José Aparecido, agente de capacitação cooperativista e idealizador do projeto.
Ilson conta que a iniciativa de se criar um dia voltado para a integração das mulheres surgiu em 1999. “Desde longa data, os homens são sempre a maioria nas questões relacionadas ao cooperativis-mo. Nosso principal objetivo é oficializar a participação da mulher no processo cooperativo. Ela já participa há muito tempo da agricultura cafeeira, mas geralmente quem têm acesso a esse conhecimento são seus pais ou maridos,” afirma.
Com palestras abordando questões de saúde e relacionamento, o encontro destacou ainda temas voltados para a administração de negócios e alternativas de renda. “O interessante é que foram elas que propuseram essas palestras, o que mostra a consciência que adquiriram nesses três anos”, salienta o agente.
Para a cafeicultora Neusa Pádua Fernandes, o Encontro foi extremamente gratificante. “As palestras foram muito esclarece-doras, a recepção foi ótima. Todos os anos eu espero ansiosa até chegar setembro para estar reciclando meus conhecimentos. Só tenho a agradecer a oportunidade e lembrar que sabedoria não ocupa lugar, pelo contrário, só engrandece,” concluiu.
Elezângela Aparecida de Oliveira-P.A.J.