Rancho do café com leite recebe cerca de três mil visitantes

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 15-09-2002 00:00 | 476
Foto de

Organizado e coordenado pela Cooparaíso, em parceira com a Secretaria de Educação e de Desenvolvimento Econômico, o Rancho do Café com Leite, montado no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho- EXPAR, encerrou suas atividades na última segunda-feira, 9. "Foi um evento altamente satisfatório", comenta o responsável pelo escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária- IMA, em São Sebastião do Paraíso, Gilberto Figueiredo dos Santos. 
Contando com o apoio de empresas locais como a Laticínios Aviação e a Frut'Up, as exposições contaram ainda com a presença dos estudantes dos cursos pós-médios de Contabilidade e Turismo, o evento visou promover as empresas locais e o trabalho realizado por elas.
Voltado para a conscientização das crianças, que eram o público-alvo, as instalações dos estandes foram organizados de forma especial. "Procuramos criar um clima divertido, por isso, há desenhos, objetos e o Zé Agulhinha, primo de Zé Gotinha, ele ensina as crianças sobre a importância da vacinação do gado," comenta Gilberto.
O representante do IMA conta que nos estandes é possível conhecer todo o processo produtivo do café e do leite. "Aqui, representamos todas as raças bovinas, demos destaque à preservação ambiental e aos cuidados necessários com a aplicação de agrotóxicos e o descarte desses produtos," afirma.
Ressalta, ainda, a importância da pasteurização do leite. "Ao ser inspecionado pelo IMA e pelo SIF, além de se garantir alimentos livres de doenças. No caso do leite, a brucelose, a tuberculose, a hepatite e diversas viroses e infecções bacterianas transmitidas pelos animais, " salienta.
Para a professora Lucimei Bueno, da Escola Municipal Campos do Amaral, a iniciativa de estar realizando o evento foi bastante produtiva. "Eu acho que é um programa muito bom, porque é da vivência deles, então a gente procura estar trabalhando isso na escola. Muitas vezes as crianças não têm conhecimento sobre o alimento que consomem todo dia, aqui eles estão tendo a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas cooperativas, além de aprender a preservar o meio ambiente."
Quem também apreciou o Rancho do Café com Leite, foi o aluno da primeira série, Alexsander Rodrigo Alves, de nove anos. Ele afirma ter aprendido coisas que não imaginava "Foi legal ver as vacas, o café. Aprendi a importância das matas ciliares e como cuidar das embalagens de agrotóxicos," conta.
Para Susana de Paula Souza , assessora de comunicação da Cooparaíso, o ponto mais importante a ressaltar é a promoção das bases da agropecuária paraisense. "A resposta das crianças foi muito válida. Elas perguntam e fazem muitas colocações. Buscamos conscientizá-las de que as molas mestras de nosso município são o café e o leite. Não mostramos só o processo de produção, valorizamos também os aspectos sociais e econômicos, frisando a preservação ambiental. Trabalhar com crianças é gratificante, o maior sucesso do Rancho se deve exclusivamente à elas, " concluiu.
Elezângela Ap. de Oliveira-P.A.J.