ACISSP promove palestra sobre Conciliação Prévia

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 15-09-2002 00:00 | 438
Foto de

Foi realizada na terça- feira,10, às 14:00 h, na Associação Comercial Industrial de São Sebastião do Paraíso- ACISSP, uma palestra sobre as vantagens da mediação e arbitragem. Ministrada pelo vice-presidente da Federaminas, o empresário Hudson Lídio de Carvalho, a palestra contou com um número reduzido de pessoas voltadas para a área contábil além de profissionais ligados à advocacia, engenharia e representantes do Sindicato Rural da cidade.
Durante a palestra, o vice-presidente da Federaminas abordou os principais tópicos que melhor definem a arbitragem. Segundo Carvalho, o principal intuito do evento é mostrar aos empregadores e empregados a necessidade do acordo ou conciliação prévia, responsável pela diminuição dos problemas decorrentes de questões trabalhistas. 
"Por ser um procedimento informal, em que o juiz arbitrário é escolhido pelas partes envolvidas e geralmente tem conhecimento sobre o assunto a ser discutido, a sentença arbitral é mais rápida e barato do que os processos trabalhistas submetidos à Justiça do Trabalho ", afirmou, ressaltando ainda o sigilo do sistema, uma vez que não há divulgação do processo como, o que vem a contribuir na solução privada de controvérsias.
Objetivando promover a difusão da cultura da arbitragem e mediação, está sendo realizada uma promoção de eventos regionais que buscam introduzir nos participantes, novos conceitos e técnicas desse processo alternativo de resolução envolvendo questões civis e trabalhistas. "Estaremos disponibilizando cursos de capacitação em arbitragem, juntamente com a ACISSP, visando criar, uma Câmara Regional de Arbitragem em Paraíso como as demais existentes em todo o Estado," informou o palestrante.
Para o diretor da ACIS SP, engenheiro Aílton Rocha Sillos, o sistema de arbitragem só tem a acrescentar. "A Câmara Regional é um projeto futuro que juntamente com a Agência de Desenvolvimento Social contribuirá para a valorização do município," ressaltou.
Segundo Sebastião Cruvinel Fonseca, empresário do ramo de contabilidade e delegado do Conselho Regional de Contabilidade-CRC com sede em Paraíso, a palestra foi extremamente produtiva. "Eu a considerei como uma ótima oportunidade para esclarecer o que é o sistema de arbitragem e suas vantagens," salientou.
Apesar do número reduzido de pessoas, o palestrante afirmou estar bastante satisfeito com a participação e atenção de todos. "A palestra foi significativa. Pude contribuir e trocar conhecimentos, o que é muito importante. Gostaria apenas, que os que estiveram aqui presentes, agissem como multiplicadores do projeto que contribuirá para o fim da burocracia das questões trabalhistas, além de ser um grande passo rumo ao desenvolvimento de Paraíso e região," concluiu.
Elezângela A. de Oliveira-P.A.J.