CEDUC será concluído até dezembro

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 22-09-2002 00:00 | 556
Foto:

Com a missão de propiciar condições objetivas para o desenvolvimento da região sudoeste mineira e nordeste paulista, está sendo construído em Paraíso o Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro- CE DUC. "O principal intuito do projeto é aumentar a oferta de programas que possibilitem a formação humana e profissional do trabalhador jovem e adulto apoiando o crescimento tecnológico das empresas da região," afirma o vice-presidente da Fundação Educacional Comunitária de São Sebastião do Paraíso -FECOM, Gilberto de Almeida.
Prevista para ser entregue nos primeiros dias de janeiro de 2003, a obra no valor de R$2,144 milhões será concluída com um mês de antecedência. Conforme explica o diretor, para a implantação dessa importante obra para o setor educacional de Paraíso e região, os recursos foram conseguidos junto ao governo federal pelo deputado Carlos Melles. 
"O serviço foi realizado com muita agilidade e responsabilidade. Na FECOM, já estão armazenados cerca de cinqüenta computadores, além de televisões de vinte e nove polegadas. Quanto ao prédio que está sendo construído é bom lembrar as modificações para facilitar o acesso aos deficientes físicos. Por exemplo, temos rampas nos três andares do Centro e ainda contamos com elevador", afirma. 
Entre os cursos que estarão sendo ministrados no CEDUC, destacam-se os voltados para a região como o ensino técnico de Agronegócio, Turismo e Gestão Industrial. "Para ingressar no Centro, o estudante terá que fazer um Ensino Fundamental e Médio bem feito, porque não haverá teste de seleção, e sim, análise curricular. Um ponto importante a lembrar é que os jovens pagarão apenas R$60 por mês para estar se qualificando profissionalmente, já que a FECOM entrará com parte do dinheiro necessário à manutenção do CEDUC," salienta.
Almeida conta que uma das preocupações da diretoria da FECOM era procurar contratar mão-de-obra em Paraíso. "Nos 2.460 metros de construção, você não encontra um operário que não seja da cidade. Nosso principal objetivo é favorecer o desenvolvimento local ", afirma.

Novos projetos
Mas engana-se quem acredita que os projetos da FECOM pararam por aí. Almeida revela que as obras para a implantação de novos cursos na Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis de Paraíso -FACEAC estão previstas para o ano final do ano que vem. "Estamos nos adequando e procurando cumprir todas as exigências para que possamos trazer para a cidade os cursos superiores de Direito, Informática e Pedagogia. Para isso, já está prevista uma reforma no prédio da faculdade e a construção de um novo pavilhão com 16 compartimentos, sendo um deles a biblioteca, que contará com um riquíssimo acervo" afirma.
Há vinte anos trabalhando pela FECOM, Almeida afirma que o ensino em geral é sua maior paixão. "Meu maior orgulho é trabalhar pela educação e ver grandes obras como essa se tornarem realidade. É uma grande satisfação poder colaborar para a realização de projetos inovadores como esse," concluiu.
Elezângela Ap de Oliveira-P.A.J.