Casamento comunitário será realizado novamente

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 13-10-2002 00:00 | 460
Foto:

Realizado pela primeira vez no mês de maio deste ano em Paraíso, o casamento comunitário consiste em oficializar perante à Igreja Católica, a união matrimonial. Na ocasião em que foi realizada, a cerimônia contou com a presença de dezenove casais. "Casamento é documento, matrimônio é sacramento, a benção de Deus," afirma o padre Francisco Clóvis Neri, da matriz de São Sebastião.
Padre Clóvis lembra que para estar realizando o casamento religioso, é preciso respeitar alguns pré-requisitos básicos. "Ambos os noivos devem ser solteiros ou viúvos. Quando casados no civil, o casal deve levar a certidão comprovante, escolher um casal de padrinhos para cada um e o certificado de batismo," enumera.
Segundo o sacerdote, atualmente não é mais obrigatório a conclusão do Sacramento da Crisma. "A Diocese de Guaxupé decidiu que não é mais necessário realizar o curso na região porque o que estava ocorrendo é que os noivos a faziam de última hora, apenas para se casarem, " salienta.
O padre acredita que o mais importante de toda a celebração é a compreensão do valor sagrado do matrimônio. "É necessário que haja maturidade na fé. A cerimônia vai ser simples. Não há porque se preocupar com as roupas nem com os enfeites, porque o mais importante é a benção de Deus," ressalta.
Marcado para o dia 09 de novembro, às 16:00 h., o casamento comunitário será realizado na Igreja Matriz de São Sebastião. Padre Clóvis lembra que as inscrições estão se encerrando e aproveita para aconselhar os casais. "Procurem a secretaria da igreja o mais rápido possível, porque demora cerca de um mês para os documentos religiosos serem preparados," concluiu.