FAMÍLIA ROCHA

Uma noite inesquecível

Por: Redação | Categoria: Brasil | 22-08-2018 20:01 | 780
Foto de Reprodução

Assim pode ser chamada a noite em que ocorreu o  I  Encontro da  Família Rocha no dia 4 de agosto no salão principal do Hotel Cosini de São Sebastião do Paraíso.

Com cerca de 80 participantes o encontro permitiu que parentes que há muito não se viam, se abraçassem em alegre e bonita confraternização.  

Juntando-se aos familiares em Paraíso vieram participantes residentes em outras cidades, principalmente de Campinas, Rio de Janeiro, Jundiaí, São Paulo, Nova Friburgo, Jacuí, Passos, ficando a noite muita curta para que o papo fosse colocado em dia, restando ainda muita prosa e causos a serem contados. 

Complementando esta confraternização, foi servido um belíssimo coquetel animado por canto e teclado de músico paraisense com repertório eclético passando por todos os gêneros, da bossa-nova ao sertanejo e que findou com um carnaval fora de época, com todos dançando e cantando, principalmente o nosso hino OBA que vem a ser a música do bloco paraisense ‘Bafo da Onça”. 

O segundo encontro já ficou agendado para 2019  com a certeza de que o número de participantes será muito maior, dado o tamanho sucesso que se viu neste primeiro.  

Agora um pequeno resumo da historia desta família que fincou raízes tão profundas em Paraíso, chegando agora à sexta geração. Infelizmente nos lembramos de organizar tardiamente este Encontro e já não temos mais conosco ninguém da primeira e segunda geração.

Tudo começou no final do século IXX, quando uma longa e avassaladora seca assolou o sertão baiano  trazendo como sempre  preocupação e angústia aos produtores rurais. Foi então que algumas famílias de Paramirim , os Rocha, Marques e Mafra, parentes entre si, resolveram vender suas posses e migrar para outros destinos em busca melhores condições de vida e onde pudessem criar e educar os seus filhos. 

Era uma época de transporte precário e até chegarem ao interior de São Paulo, passando por Minas viveram verdadeira odisséia, cuja bonita história ainda há de ser contada em seus detalhes. Sabedores do grande desenvolvimento cafeeiro no Sul de Minas para cá se deslocaram e fincaram raízes, dando origem à formação destas tradicionais famílias paraisenses, quer de nascimento quer de coração, como se sentiam de verdade.

No caso da nossa família Rocha, os patriarcas são:

JONAS DE OLIVEIRA ROCHA e CLOTILDES MARQUES ROCHA

 

Seus descendentes:

PEDRO DE OLIVEIRA ROCHA - solteiro  

 

FAMÍLIA ROCHA NAVES

MARIA ROCHA NAVES  casada com JOSÉ BRAZ NAVES 

                          

FAMILIA GIACHERO ROCHA

ANTONIO DE OLIVEIRA ROCHA casado com LEONOR GIACHERO ROCHA

 

FAMILIA ROCHA LEMOS

ISAURA ROCHA LEMOS  casada com ARNALDO LEMOS

FAMILIA ROCHA PEREIRA

APARECIDA ROCHA PEREIRA  casada com JOAQUIM PEREIRA

 

FAMILIA RAMOS ROCHA 

GERALDO DE OLIVEIRA ROCHA casado com MARIA LEONILIA RAMOS ROCHA

 

Destes vieram os descendentes, hoje espalhados por toda parte deste país, mas juntos aos que aqui estão, seus corações teimam em voltar às origens.

E também por aqui serão todos os encontros de todas as gerações presentes e futuras com suas verdadeiras raízes. Que venha logo o próximo!

 

JOSÉ ROCHA NAVES

josenaves.adv@gmail.com