PÓLIO E SARAMPO

Campanha contra pólio e sarampo é prorrogada até 14 de setembro

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 05-09-2018 09:34 | 492
Com o atendimento realizado no último sábado município atingiu a casa de 85% do público alvo a ser vacinado
Com o atendimento realizado no último sábado município atingiu a casa de 85% do público alvo a ser vacinado Foto de Denis Menezes

O Ministério da Saúde prorrogou até 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo. Pelos dados preliminares, a média de vacinação está em 88%. Em apenas sete estados a meta de vacinar pelo menos 95% do público-alvo foi atingida. No município paraisense o índice de cobertura vacinal ainda está abaixo da média e ainda falta cerca de 10% para alcançar o índice estabelecido, por isso, os postos de vacinação continuam atendendo normalmente visando atingir a meta prevista.

Segundo o Governo Federal os Estados e municípios que não atingiram a meta de imunizar 95% do público alvo devem manter a campanha por mais 15 dias. Devem ser vacinadas contra a poliomielite o sarampo crianças de 1 ano a 4 anos e 11 meses. Em todo o País até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não recebeu o reforço dessas vacinas. A recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) prorrogou a campanha para 14 de setembro porque ainda não foi batida a meta de cobertura. Apesar da realização do segundo Dia D, ocorrido no último sábado, 1º de setembro, o volume de crianças atingidas ainda está a quem do que é preconizado, como aceitável. Conforme levantamento a cobertura alcançou a casa de 90,15% contra a pólio e 90,23 em relação ao sarampo. A meta é atender 95% do público.

Em São Sebastião do Paraíso a Secretaria Municipal de Saúde também realizou o segundo Dia D da Vacinação e mesmo assim não conseguiu atingir o objetivo. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, “com a abertura dos postos de vacinação no sábado passado Paraíso chegou a 85% de cobertura”, anuncia. A meta estabelecida para o município é de imunizar 3.243 crianças.

Daniela reforça o chamamento para os pais e responsáveis que ainda não foram aos postos de vacinação para que compareçam e levem as crianças. “Já fizemos algumas ações extras como a ida nas creches e instituições que cuidam de crianças, foi realizado dois Dia D”, observa. Daniela ressalta que a vacina é importante para evitar as doenças e que se torna importante precaver para evitar problemas futuros. Conforme levantamento até o dia 14 Paraíso precisa vacinar cerca de 325 crianças para completar a meta.

As doses estão disponíveis, gratuitamente, e é fundamental que os pais levem o cartão de vacinação. “Continuamos com o atendimento praticamente o dia todo no Posto de Puericultura que fica aberto das 8 às 16 horas”, anuncia. Também é possível obter a vacina na USF da Vila Formosa, na USF da Vila São Pedro, na USF São Judas e ainda na USF do Distrito da Guardinha.