CAMPANHÃ CAFÉ DO CORAÇÃO

Com a “Campanha Café do Coração”, Santa Casa busca a ajuda de cafeicultores

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Saúde | 05-09-2018 09:56 | 678
A Santa Casa direciona recursos conseguidos para determinados setores
A Santa Casa direciona recursos conseguidos para determinados setores Foto de Arquivo "JS"

Santas Casas de Misericórdia continuam passando por momentos difíceis no país. A crise que atingiu o setor vem de longa data e causou endividamentos, o que poderá ocasionar o fechamento de muitas delas. A de São Sebastião do Paraíso após a intervenção em 2016, conforme planejamento estabelecido pela comissão interventora conseguiu avanços significativos na busca de equilíbrio financeiro.

Um conjunto de ações tem contribuído nesse sentido, como a implementação de serviços médico-hospitalar disponibilizados por uma equipe que abrange extensa gama de especialidades.

Para atuar noutra vertente a comissão interventora criou o Setor de Relações Institucionais, cuja função é elaborar projetos, criar eventos, um contato mais direto com segmentos da comunidade de São Sebastião do Paraíso e em municípios que abrangem a área de atendimento da Santa Casa.  Nesse contexto, quando já está em fase final a colheita da safra de café na região, foi lançada em agosto a “Campanha Café do Coração” que visa conseguir o apoio de cafeicultores para a revitalização da Santa Casa. Além de voluntários que têm feito contato com cafeicultores solicitando a doação de sacas de café, a campanha conta com a parceria de empresas, como Peneira Alta, Nova América, Cafeeira São José, Stokcler, Café Moura, Coopercitrus e Olam.

Conforme ficou acertado, o cafeicultor que quiser contribuir com a Santa Casa, comunica onde é feita a armazenagem de seu produto, autorizando a doação, e a própria empresa se encarregará de fazer o repasse em dinheiro, correspondente ao número de sacas doadas.

De conformidade com suas necessidades, a Santa Casa direciona recursos conseguidos para determinados setores. Os da “Campanha Café do Coração” segundo informações serão para a compra de macas de transporte de pacientes, de vez que há a necessidade do hospital se enquadrar em normas estabelecidas, e precisam ser substituídas as existentes, de forma a atender 179 leitos, mais 22 na UTI, outras 10 na UTI Neonatal, cinco salas cirúrgicas e duas na ala de obstetrícia, e também reforma de leitos. A substituição já se iniciou, mas a Santa Casa não dispõe do recurso financeiro.

Outra forma de contribuir com a Santa Casa, é até mais abrangente, feita através da conta de energia elétrica, doando a partir de R$ 5,00. Para doar o consumidor deverá preencher autorização para que a Cemig, ou outra concessionária de energia debite mensalmente na conta. Basta entrar em contato com a Santa Casa pelo telefone 3539-1300 informando que quer contribuir, e uma pessoa autorizada que deverá se identificar, levará o formulário para ser preenchido.

No calendário de eventos o Setor de Relações Institucio-nais da Santa Casa promove no dia 22 deste mês, jantar dançante no Ouro Verde Tênis Clube abrilhantado pelo grupo Paraíso em Seresta. Ainda restam alguns convites. Para outubro está programada feijoada beneficente, leilão de gado em novembro e cavalgada seguida de almoço beneficente, em dezembro.

Na busca de seu equilíbrio financeiro a Santa Casa conta também com formadores de opinião e lideranças políticas do município paraisense.