MUDAS

Paraíso produz 15 mil mudas de café que serão doadas para replantio

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 08-09-2018 22:23 | 1263
Milhares de mudas estão sendo cultivadas  no viveiro instalado no Parque da Serrinha
Milhares de mudas estão sendo cultivadas no viveiro instalado no Parque da Serrinha Foto de Roberto Nogueira

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) iniciou a produção de 15 mil mudas de café. O plantio das sementes está sendo feito no viveiro localizado no Parque da Serrinha e segundo o agrônomo Eduardo José Scarano Guidi deverão ficar prontas e ser entregues a partir de fevereiro de 2019. A iniciativa é mais uma medida que visa o cumprimento das metas para aumentar a receita do ICMS Agrícola.

As mudas que estão sendo plantadas são da espécie Catuai vermelho 99, anuncia Eduardo Scarano. A espécie foi criada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e trata-se de uma planta de porte baixo e com resistência susceptível a ferrugem. Os frutos são vermelhos, tamanho médio e possui características de maturação tardia. “Vamos utilizar estas mudas para o replantio que deverá ser feito a partir de fevereiro”, disse.

O plantio ocorre mais cedo e depois pode ocorrer a necessidade de reposição de algumas plantas que não deve passar de 10% da lavoura”, explica o agrônomo. Ele acrescentou que as sementes foram tratadas e o cultivo obedece critérios técnicos. A expectativa é de que sejam produzidas entre 15 a 16 mil mudas de café voltadas para esta finalidade.

O prefeito Walker Américo visitou o local e acompanhou o trabalho dos funcionários no local. Ele enalteceu o empenho e a dedicação dos trabalhadores. “É um momento importante, é preciso ter mão boa para que no futuro tenhamos plantas sadias, saudáveis e que vão trazer uma produção importante para a nossa economia, ajudando na obtenção de receita para os produtores e consequentemente gerando recursos para o município através de impostos”, avalia. Além do café, no local são produzidas mudas de hortaliças para o Programa de Fomento a Horticultura, além de mudas de plantas utilizadas no processo de arborização da cidade.

A secretária de Agricultura, Yara de Lourdes Souza Borges enfatizou a importância deste trabalho desenvolvido pela prefeitura. “Estamos produzindo estas mudas que vão nos ajudar a aumentar a receita do município em relação ao ICMS Agrícola”, comenta. Ela justifica que este era o último item que faltava, considerando que as mudas serão doadas, para que Paraíso aumente o valor que recebe. “É mais uma ação que vem agregar ao produtor e vai soar com as demais atividades que já são realizadas”, completa.

De acordo com o Chefe de Departamento de Agricultura, Marco Aurélio Alves de Paula, as mudas serão doadas aos produtores cadastrados no município. “Quem ainda não possui o cadastro poderá fazê-lo na Sedeagro. É mais uma ação que serve ao produtor na hora que ele precisa e que também atende a demanda do município em relação a arrecadação”, completa.

Sementes estão sendo plantadas utilizando técnicas adequadas
Mudas são da espécie CatuaiVermelo 99 que gera planta de porte baixo mas robusta
Conforme a secretária Yara Borges doações serão feitas em 2019 para produtores cadastrados