TEMPORADA TEATRO

Companhia Bacarte promove sua primeira temporada de teatro em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Cultura | 11-09-2018 14:02 | 1156
 Companhia de Teatro Bacarte
Companhia de Teatro Bacarte Foto de Reprodução

A Companhia de Teatro Bacarte irá promover entre 30 de setembro a 3 de outubro tendo como palco o Teatro Municipal Sebastião Furlan, uma temporada de teatro com a peça infantil “O rapto das cebolinhas”, da dramaturga Maria Claro Machado, e a peça “O pagador de promessas”, de Dias Gomes. Esta a primeira temporada organizada pelo grupo que já apresentou anteriormente as peças Barrela, Relator e o espetáculo “Improvisa aí”.

O grupo tem se esforçado para promover peças a preços acessíveis a fim de estimular o acesso aos jovens e a população em geral ao teatro. O grupo ressalta ainda a importância desta arte para as crianças. “O teatro ajuda no seu desenvolvimento e formação, despertando o desejo pelo conhecimento, além de ser uma forma de entretenimento, informação e cultura”.

O espetáculo infantil “O rapto das cebolinhas”, de Maria Clara Machado, é uma comédia policial que traz como temática o desaparecimento das cebolinhas indianas do Coronel Felício, que são capazes de proporcionar vida longa e alegria para aqueles que tomam o seu chá. Para piorar a situação, são esses os últimos exemplares existentes em todo o Brasil.

A peça será apresentada no domingo (30/9), às 19; na segunda (1/10), às 9h e às 15h; na terça (2/10), às 15h e 19h e na quarta, com três horários, às 9h, às 15h e 19 h. O valor será R$ 5. Na mesma data será também apresentada a peça de Dias Gomes: O pagador de promessas, que será apresentada no domingo (30/9), às 18h; na segunda (1/10), às 10h e 16h; na terça (2/10), às 16h e 20h30; e na quarta às 10h, 16h e 20h30, fechando a temporada.

O pagador de promessa conta a história de um homem que percorre sete léguas do interior da Bahia até Salvador, carregando uma cruz nos ombros. O objetivo é agradecer Santa Bárbara pela recuperação do animal que lhe dá sustento na lavoura. A trajetória da personagem, Zé do Burro, traz à tona problemáticas que envolvem desde política e religião, até a própria união do povo que vê neste sacrifício uma luta em comum.

Fundada em 2015 por sete atores “filhos” da Oficina de Teatro Sebastião Furlan, a Bacarte nasceu com o objetivo de levar mais teatro à população paraisense. Em 2016 promoveram o espetáculo “Barrela”, de Plínio Marcos, em 2017 a peça Relatos e em 2018 o espetáculo de improviso “Improvisa aí”. Neste ano o grupo também organizou a 1º Feira Bacarte de Cultura, que reuniu mais de 100 artistas paraisenses durante três dias de evento que aconteceu na Casa da Cultura.

SERVIÇO:
COMPANHIA DE TEATRO BACARTE DE 30/09/18 a 03/10/18
LOCAL:
Teatro Municipal Sebastião Furlan
PEÇAS:
“O Rapto das Cebolinhas”  e “O Pagador de Promessas”.