VACINAÇÃO

Prorrogada, Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo termina nesta sexta

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 12-09-2018 09:35 | 940
A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo, ou seja, crianças de 1 a 4 anos
A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo, ou seja, crianças de 1 a 4 anos Foto de Reprodução

A Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde devido ao não cumprimento de meta por parte da maioria dos municípios brasileiros termina nesta sexta-feira (14/9). Segundo dados divulgados pelo Ministério em último balanço, apenas sete estados atingiram a meta de vacinar pelo menos 95% do público-alvo, ou seja, crianças de 1 a 4 anos. Em Paraíso, o índice de cobertura vacinal ainda estava abaixo do índice estabelecido até o fechamento desta matéria, faltando ainda cerca de 10% para o cumprimento da meta.

Os postos de vacinação continuam abertos para receber as crianças que ainda não tomaram a dose extra contra poliomielite e sarampo. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso, Daniela Cortez, é muito difícil que o município consiga atingir a meta até sexta-feira, tendo em vista que poucas pessoas procuraram os postos durante a prorrogação da campanha. Cortez acredita que o não cumprimento da meta pode estar relacionado também a vacinações fora do domicílio, tendo em vista que grande parte dos municípios da macrorregião ultrapassou a meta em mais 100%.

“Infelizmente não conseguimos atingir a meta estabelecida, porém não estamos completamente tristes porque a nossa rotina de vacinação está boa, mas queríamos muito atingir os 95% da Campanha. Já fizemos tudo que estava ao nosso alcance e tinha possibilidade de fazer: divulgamos, fomos atrás, foram 45 dias de campanha, dois Dia D de Vacinação, mas a população não aderiu”, destacou a coordenadora.

Para aqueles que ainda não vacinaram suas crianças, o prazo é até sexta-feira e, por enquanto, o Ministério da Saúde não sinalizou a possibilidade de estender por mais tempo a campanha.

Por enquanto, os adultos que têm procurado as salas de vacinação também têm sido orientados a retornarem em outubro, tendo em vista o cenário incerto em relação ao rumo da campanha pelo não cumprimento da meta estabelecida pelo governo. Em todo o estado, a vacinação contra pólio está próximo de atingir a meta, cerca de 94,6%; já a vacinação contra o sarampo está em 94%. “A vacinação é séria e essas doenças podem levar ao óbito, é importante que os pais procurem os postos de vacinação, quem não vacinou, até sexta-feira”, completa Cortez.

POSTOS DE VACINAÇÃO
Entre as salas de vacinas estão: o Posto de Puericultura, à rua Gedor Silveira, nas USFs da Vila Formosa , à rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180; USF Vila São Pedro (terças e quintas), à rua Francisco Quintino , 181; USF São Judas, à rua coronel Alfredo Serra e USF no distrito de Guardinha, à rua Germano Guerra, 445.