LIBERTAS

Pesquisa revela: enfermagem da Libertas oferece estágio supervisionado de qualidade na rede hospitalar

Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 15-09-2018 14:30 | 609
estágio curricular é uma ferramenta importante e necessária que prepara o aluno para a prática profissional
estágio curricular é uma ferramenta importante e necessária que prepara o aluno para a prática profissional Foto de Reprodução

Pesquisa realizada pela Libertas Faculdades Integradas junto aos enfermeiros da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso revelou que o estágio supervisionado realizado pelos alunos da instituição tem tido boa qualidade na rede hospitalar do município. Os acadêmicos do curso de graduação em enfermagem, realizam estágio curricular em todos os campos da Rede de Atenção à Saúde em São Sebastião do Paraíso, desde a Atenção Primária à Saúde, Unidade de Pronto Atendimento, Vigilância em Saúde,  passando pelos Centros de Apoio Psicossocial, Asilo e depois seguindo para a rede hospitalar até a conclusão do curso.

O estágio curricular é uma ferramenta importante e necessária que prepara o aluno para a prática profissional, de forma que ele incorpore a teoria aprendida na prática clínica. Para avaliar o desempenho desses alunos, durante o estágio supervisionado pela enfermeira, mestra Natássia Queiroz, a Libertas decidiu aplicar um questionário para que enfermeiros da Santa Casa pudessem fazer a avaliação destes estudantes. A pesquisa foi realizada com 13 enfermeiros, dos quais um é do sexo masculino; destes 13 profissionais, 77% possuem idade entre 30 a 39 anos e 54% têm de 5 a 9 anos de tempo de atuação na referida instituição.

Dos 13 enfermeiros que responderam ao questionário, 92% consideram que os acadêmicos de enfermagem da Libertas, quando realizam o estágio supervisionado na Santa Casa são atenciosos e respeitosos com o paciente e seus familiares, além de estarem prontos a ajudar sempre que solicitados com postura ética.

Em relação à equipe do hospital e aos conhecimentos técnicos apresentados, 92% dos enfermeiros registraram que os estagiários realizam os procedimentos com responsabilidade, segurança e que estão constantemente acompanhados pelo enfermeiro supervisor de estágio. Em relação à instituição e suas normas, os mesmos 92% afirmaram que os alunos respeitam as normas e rotinas da instituição, bem como se apresentam devidamente uniformizados e identificados com crachá.

As enfermeiras responsáveis pela coordenação da equipe de enfermagem da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso ressaltaram que "a instituição vê grande importância na participação da formação dos profissionais de enfermagem da Libertas, pois durante todo o processo de estágio no hospital, há uma troca incomparável de conhecimentos, apoio em todos os departamentos, colaboração em processos e humanização para com os pacientes. É com imensa satisfação que recebemos todos os anos os futuros profissionais de enfermagem com alto grau de conhecimento e formação acadêmica, além de que muitos desses acabam sendo colaboradores da Sta. Casa".

Esses dados reforçam que a graduação de Enfermagem da Libertas Faculdades Integradas, além de ser considerada a melhor faculdade da região, de acordo com a nota do ENADE (MEC), também se destaca pela formação dos seus alunos durante todo o período de estágio supervisionado na rede hospitalar, contemplado na matriz curricular do curso.