UFLA

Equipe da UFLA inicia processo burocrático para implantação do câmpus em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Educação | 19-09-2018 16:35 | 106
Foto de Reprodução

Equipe técnica-administrativa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), composta por superintendente de planejamento, contadores, diretor de convênios, assessor de planejamento e diretor de patrimônio,  esteve em São Sebastião do Paraíso para tratar  dos processos burocráticos da implantação do câmpus no município.

Acompanhados pelo prefeito Walker Américo Oliveira e pelos secretários municipais Ulisses Araújo, de Desenvolvimento Econômico, e Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, de Educação, técnicos da UFLA foram às instalações do Anexo I, na Lagoinha, espaço que será disponibilizado para que a Universidade inicie as atividades do câmpus em Paraíso. A Prefeitura está avaliando alguns locais para realocar a pré-escola municipal que atualmente funciona no prédio.

No Jardim Mediterranèe, na área cedida pelo município, o superintendente de planejamento da UFLA, Luiz Paulo Brianezi Valim explicou que por se tratar do primeiro câmpus fora de Lavras, a equipe técnica vem realizando um estudo e buscando informações junto a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), para saber como se dá a troca de informações entre o campus e a matriz. A UNIFAL já tem câmpus instalados em Varginha e Poços de Caldas, e UFLA pretende se inspirar no modelo utilizado por ela.

Outro objetivo da vinda da equipe da UFLA a Paraíso foi para dar início aos trâmites burocráticos na Receita Federal e Estadual, com a criação do CNPJ, e no setor de arrecadação do município.

“Estamos muito felizes por acompanhar o desenvolvimento do processo de instalação de um câmpus universitário tão importante em nosso município. Contadores e demais membros da equipe administrativa da UFLA ajustaram com a gerência de arrecadação da Prefeitura o procedimento que o município deve adotar para receber de forma mais célere o ISS que irá incidir sobre as obras do campus. Além do impacto econômico no comércio, no setor de serviços e no ramo imobiliário, que acontecerá em virtude da chegada da UFLA, o nosso município também passará a arrecadar mais impostos”, salientou o prefeito Walker Américo.

O diretor de convênios da UFLA, Fábio Lasmar, o prefeito Walker e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico trataram também dos últimos detalhes do convênio que será celebrado entre o município e a Universidade para cessão do Anexo 1, para o início das atividades já no próximo ano.

“Cumprimos uma nova uma etapa para a implantação. Recebemos a equipe administrativa, que ainda não conhecia os espaço onde hoje é da UFLA e nem a área que será cedida provisoriamente para o início das aulas. Na semana passada recebemos os engenheiros, que fizeram toda a análise de solo e esgotamento sanitário, também da parte de abastecimento de água e energia elétrica. De acordo com os levantamentos realizados, as instalações estão em perfeito estado, não precisando de novos investimentos, mas apenas adequações ao projeto do campus”, finalizou o secretário municipal Ulisses Araújo.
(Ascom Prefeitura)