APC

Sobre tudo

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 21-09-2018 15:03 | 269
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto de Repropdução

É muita audácia do cronista. Sobre tudo? Mas, pensando bem, por aqui, em Jacuí e região, para ficar só com as notícias e intercor-rências locais e regionais, tem assunto de sobra para um ou mais artigos. Em Jacuí, por prioridade do autor, revela-se um desenvolvimento devagar, mas objetivo: o asfaltamento do prolongamento da Avenida José Eduardo de Souza na saída para Guaxupé, nossa cidade vizinha, trouxe benefícios para os moradores locais. Já a Rua João Pessoa, entre as confluências das ruas Eustá-quio Campos e Padre Santo Marini, e Praça Presidente Vargas, necessita urgentemente de uma logística urbana de engenharia de trânsito, ou seja: estacionamento único numa mão da pista de rolamento!

Providência simples, sem custo adicional que dependa de verbas extraordinárias, oriundas de deputados, para sua execução de imediato (atenção PMJ/PM/DE-TRAN), com placas de estacionamento permitido. Já nos trevos de entrada a nossa cidade, seja vindo de São Sebastião do Paraíso, BJDP e Guaxupé, a falta de sinalização do trânsito para os nossos visitantes tem causado incertezas e acidentes. Agora, sobre a BR-265 (obra inacabada?!) no sentido JACUÍ/BJDP/ALPINÓ-POLIS, cujo crédito é do DNIT, não há mais nada a declarar, solicitar, cobrar, porque o óbvio é ululante.

O que falta, e é com muita vergonha e tristeza que escrevo, é tão somente vontade política e providência dos nossos representantes parlamentares. Não dá mais para conviver com a inoperância, ausência de ação das autoridades competentes.

Em recente visita a nossa cidade, meu fraterno Deputado Federal Domingos Sávio, mineiro e da região, ficha limpa, e neste eu acredito, precisamente em 05/09/2018 - 9ª Feira de Negócios de Jacuí - COOPERJAC, declarou: "Fiz questão de passar pela BR-265 e a falta de conclusão de menos de 10 km de asfalto é um absurdo, ainda mais pela importância turística da região e ligação comercial com São Paulo. Como presidente da Comissão de Viação e Transportes, estou comprometido, ao lado das demais lideranças da região, para que essa obra seja finalmente concluída".

Sobre os Correios Jacuí, esta sempre foi premiada com os serviços de uma Agência centenária, funcional, e o que está acontecendo no momento somente autoridades municipais têm a explicação: por que o cidadão jacuiense, para postar uma "simples carta", tem que se deslocar a São Sebastião do Paraíso? Fica caro, né? Dá para você?

Peço venia para sair de Jacuí e região e caminhar pelo Brasil: "Podres poderes". Entre os grandes mistérios da existência humana, ela própria, a existência, o pensamento, a religião ou a fé, o amor e o poder, o que mais me espanta é a natureza do poder político, não pela sua necessidade, mas pelo dos seus exercentes e pela sua imensa fascinação. O poder mortifica e preocupa o homem "reto e prudente", mas domina o ambicioso e o carente. (Sacha Calmon - Advogado Tributarista e Doutor em Direito Público).

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico Correspondente da APC Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com