COLÉGIO GALILEU

Colégio Galileu promove 14ª edição de Feira de Cientistas e Artistas

Por: Redação | Categoria: Cultura | 21-09-2018 15:11 | 209
Música - A história da música de serestas - 5º ano (2)
Música - A história da música de serestas - 5º ano (2) Foto de Reprodução

Fechando o mês de agosto de 2018, o Colégio Galileu, orgulhosamente, abriu as portas para a sociedade paraisense apreciar e se divertir com a espetacular Feira de Cientistas e Artistas. Em sua 14ª edição, professores e alunos do Fundamental I e II, juntamente com a coordenadora Solange e as diretoras Lúcia e Sílvia não mediram esforços para apresentar uma série de eventos que emocionaram e surpreenderam a todos que por ali passaram naquela noite mágica.

Com o tema "Lendo o mundo através das artes", a feira proporcionou uma viagem no tempo através da música, do teatro, do cinema e da televisão. A abertura com dezenas de Charlie Chaplin, representados, graciosamente, pelos alunos do 2º ano, cativaram todos os presentes. Charlie Chaplin foi o grande homenageado da noite. Ainda com relação ao cinema, alunos do 9º ano, resgataram não só a história do cinema em São Sebastião do Paraíso, como também a magia dos anos dourados do cinema mudo e do cinema falado, relembrando as maiores bilheterias de todos os tempos, além da exibição, em uma sensacional réplica de salas de cinema dos anos 50/70, de curtas produzidos pelos próprios alunos.

O teatro veio muito bem representado em vários segmentos. Os pequeninos do 3º ano encantaram com seu Teatro de Fantoches, apresentando toda a sensibilidade de "A Bonequinha Preta". Os alunos do 6º ano trouxeram a história do teatro e, devidamente caracterizados, trouxeram para o público o início de tudo: o Teatro Grego.

Não ficou de fora, também, o Teatro Dell"Art - Elisabetano e Shakespeareano, magnificamente desenvolvido pelos alunos do 7º ano.

Dona Benta abriu a sala de sua casa localizada no famoso Sítio do Picapau Amarelo para, juntamente com os alunos do 4º ano, receber os visitantes e apresentar a história através dos programas infantis. A homenagem, evidentemente, foi para a adaptação feita pela Rede Globo de televisão, nos anos 70/80, do clássico infantil "O Sítio do Picapau Amarelo" de Monteiro Lobato.

E finalmente ela: a música. Em sala ambiente, a história da música de seresta foi apresentada pelos alunos do 5º ano, os quais emocionaram os presentes com uma belíssima seresta.

"Quem não gosta de samba / bom sujeito não é / é ruim da cabeça ou doente do pé"! O samba, patrimônio imaterial cultural do Brasil, empolgou o público presente nas duas apresentações realizadas pelos alunos do 8º ano. Em uma sala ambientando os famosos pontos de encontro de grandes poetas e sambistas, que levaram o ritmo para o mundo todo, como Pixinguinha e Noel Rosa, os pequenos sambistas contaram um pouco da história desse ritmo, genuinamente, brasileiro e, acompanhados do grupo de samba Toque Sutil entoaram sambas consagrados como "Pelo Telefone", o primeiro samba gravado no país, "Com que roupa eu vou?" e de Adoniran Barbosa "Trem das onze".

Aguardamos ansiosos pela edição de número 15.
Por José Mauro Silva Professor de Redação e  Literatura do Colégio Galileu

Teatro do Renascimento - Teatro Dell Arte -  Teatro Elisabetano - 7º ano
Teatro de Fantoches - A bonequinha preta - 3º ano
Música - A história da música de serestas - 5º ano
História do Teatro - O Teatro Grego - 6º ano
Apresentação de Tributo a Charlie Chaplin - 2º ano
A história da televisão  (programas infantis que marcaram a história da TV brasileira) - 4º ano
A história da televisão  (programas infantis que marcaram  a história da TV brasileira) - 4º ano
A história do cinema - Do cinema mudo ao cinema atual - 9º ano
História do Teatro - O Teatro Grego - 6º ano
Música - Samba Património Cultural Imaterial do Brasil - 8º ano