CRÔNICA - JOEL CINTRA BORGES

Catavento

Por: Joel Cintra Borges | Categoria: Cultura | 22-09-2018 10:44 | 127
Joel Cintra Borges
Joel Cintra Borges Foto de Reprodução

Foi inaugurado em 2009, na cidade de São Paulo, um lugar muito interessante chamado Catavento Cultural Educacional, que é um museu interativo de ciências. Fica no Palácio das Indústrias, Avenida Mercúrio s/n, Parque Dom Pedro – Brás.

São quatro mil metros quadrados, aproveitando uma construção antiga que já foi até sede da prefeitura paulistana. Foi feito um trabalho muito bom, de ótimo gosto, onde a gente aprende de forma agradável, bonita e divertida.

Basicamente, ele é dividido em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

Na primeira, aprendemos a nos localizar, começando com a Teoria do Big Bang, a grande explosão inicial, há aproximadamente quinze bilhões de anos, que deu origem a todas as galáxias, entre as quais a Via Láctea, onde está o nosso sistema solar.

O tamanho da Terra e do Sol em relação a outros corpos celestes, observatórios astronômicos antigos e modernos e, inclusive, um meteorito de verdade, no qual a gente pode até tocar!

Na parte relativa à Vida, vamos seguir o aparecimento dos primeiros seres microscópicos no mar, e o processo evolutivo que se seguiu, estudado pela primeira vez pelo grande naturalista inglês Charles Darwin, o qual culminou no aparecimento da espécie humana. Há muitas gravuras e estatuas, inclusive mostrando o ser humano por dentro.

A parte do Engenho trata das invenções do homem, como a eletricidade, mostrando como gerar energia elétrica para acender lâmpadas apenas rodando uma manivela.

Há uma parte bem detalhada sobre o funcionamento de um motor de automóvel, com a faísca elétrica fazendo o combustível explodir, com uma grande expansão de volume, a qual move um pistão, dando origem ao movimento do carro.

Há os ímãs, às vezes atraindo-se, outras vezes repelindo-se, tudo na prática como se fossem brinquedos. Podemos ver a holografia, que é a fotografia em três dimensões, obtida através de raios laser.

A parte de Sociedade mostra como o ser humano organizou-se, desde as primeiras famílias nas cavernas até as grandes cidades, as grandes universidades de hoje. Inclusive os problemas que apareceram, em especial a necessidade de preservação do meio ambiente.

Descrito assim, pode parecer enfadonho, cheirando à sala de aula, mas, na realidade é uma estrutura bem bolada que parece até um parque de diversõe. Por exemplo, existe a sala de espelhos, em que alguns nos mostram gordos e baixos, outros altos e magros...  Há uma forma até simples de fazer uma bolha de sabão que nos envolve, uma balança que mostra nosso peso na Lua, em Marte, em Júpiter...

Fica a sugestão para as escolas organizarem excursões com seus alunos, porque é uma aventura que vale a pena. Não só para os estudantes, mas para todos nós que temos sede, que temos fome de conhecimentos...