SAÚDE ANIMAL

Conscientização

Por: Rogério Calçado Martins | Categoria: Saúde | 22-09-2018 10:52 | 41
Foto de Reprodução

Muitas coisas erradas acontecem quando se fala em tratamento médico-veterinário e bem estar de animais.

Não aceite vacinar seu cão ou seu gato com pessoas que não sejam formados em Medicina Veterinária. Exija sempre a presença do Médico-veterinário Responsável Técnico (RT) pelo local, pois só ele é capaz de fazer um exame clínico-físico pré-vacinal para avaliar se ele pode ser vacinado.

O mesmo vale para “consultas e cirurgias”. Caso alguém se apresente como Médico-veterinário e você desconfie que não seja, exija receituário ou um certificado de vacinação, com o carimbo, assinatura e o número do registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Muito cuidado com medicações e tratamentos oferecidos por pessoas leigas. Vários problemas podem ocorrer com o seu animalzinho caso ele seja “medicado” por uma pessoa leiga sem a orientação ou prescrição de um Médico-veterinário.

Todos os medicamentos exigem doses corretas e total conhecimento dos seus efeitos e contra-indicações, além disso, cada medicamento e dose poderá ser diferente para cada indivíduo e, principalmente, quando as espécies animais são diferentes (o que pode em um cão nem sempre pode em um gato). Usado erradamente, o medicamento pode não agir, intoxicar ou até mesmo matar o seu animal.

Por tudo isso, tenha muito critério e seja exigente quando escolher o local onde levar o seu companheirinho de estimação.

Saiba que a lei exige que qualquer estabelecimento que ofereça produtos ou serviços para pequenos animais seja registrada no CRMV e tenha um Médico-veterinário Responsável Técnico efetivo que, também, deve estar registrado no CRMV.

Valorize o bem estar do seu animalzinho. Estamos lidando com vidas e não com mercadorias

* ROGÉRIO CALÇADO MARTINS – médico-veterinário – CRMV/MG 5492
* Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
* Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
* Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
* Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)