GILBERTO AMARAL

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 25-09-2018 21:56 | 1242
Os irmãos Eduardo, Leco e Myrian Campos, da Associação Esporte e Vida, com este colunista
Os irmãos Eduardo, Leco e Myrian Campos, da Associação Esporte e Vida, com este colunista Foto de Reprodução

A Associação Esporte e Vida, sob o comando dos irmãos Eduardo, Myrian e Leco Campos, está realizando um aplaudido trabalho em Brasília. A entidade beneficente tira os meninos das ruas para aprender a jogar futebol. Muitos já estão batendo um bolão e vão sair dos campos de Sobradinho para o mundo. O amigo Leco reside em NY, onde tem uma empresa de transporte com foco no atendimento de alta qualidade. Na foto, os três irmãos com este colunista

Os irmãos Farage, Miguel e Luís, ladeando Heitor Dantas no “Nosso Cantinho”, do campeão Walter Silva, que está “in love” com a bonita Patrícia

Fake news
As notícias falsas atingem importantes campanhas de vacinação contra doenças como o sarampo, a poliomielite e o HPV, vírus que pode causar câncer de colo de útero. É o que constatou um levantamento feito pelo Ministério da Saúde que vem monitorando as fake news na internet. Nesta semana, o governo federal lançou mais uma ação contra a disseminação de notícias falsas, com vídeos didáticos sobre como identificar essas informações.

Proteção ao consumidor
Projeto de lei aprovado pelo Senado torna obrigatório que as compras pela internet sejam acompanhadas de um contrato ou da comprovação da entrega do bem ou serviço. Sem essas condições o comerciante não pode colocar o nome do consumidor em listas de devedor mantidas por órgãos de proteção ao crédito. O senador Flexa Ribeiro, relator da proposta, afirmou que as atuais tecnologias irão permitir uma comprovação confiável da contratação eletrônica.

Recursos de campanha
A prestação de contas dos candidatos nas eleições 2018 podem ser verificadas no portal do TSE. As informações sobre candidaturas e eleitorado já estavam disponíveis no link “Estatísticas Eleitorais”, mas desde o dia 19 o cidadão pode acessar o resumo com dados consolidados na aba “Prestação de Contas”. A maior parte dos recursos de campanha dos candidatos à Presidência provém do Fundo Eleitoral.

Proinfância
A Secretaria de Educação Básica está fazendo um levantamento junto aos municípios que tiveram alguma obra do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o Proinfância. Serão identificadas as unidades que estão cadastradas com 90% ou mais da obra concluída. O objetivo é avaliar os resultados do programa, o funcionamento das unidades e fornecer subsídios para planejamentos e execuções de ações de suporte.

Índice de confiança
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo divulgou ontem, os resultados de setembro do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). E o economista Fabio Bentes ficou disponível para atender os jornalistas, e análises e gráficos foram enviados por e-mail. A pesquisa também está disponível em www.cnc.org.br.

EduExpos
No dia 28, das 16h às 21h, o Centro de Convenções Brasil 21 recebe a EduExpos, maior feira de intercâmbio do ano. O evento reunirá diretores de escolas e universidades internacionais e representantes de agências de intercâmbio. Na programação, palestras e workshops oferecerão orientações sobre visto, com oficiais de diversos governos, e bate-papos com especialistas na área de intercâmbio.

Dia Nacional...
Enquanto um médico exerce o que pode ser a parte mais difícil de sua profissão, notificar familiares de sua perda, um fio de esperança é tecido para outra família. Quando existe a possibilidade e permissão dos familiares, a equipe atua rapidamente para que órgãos e tecidos de um paciente possam virar o marco de uma nova vida para outro. É em busca de maior conscientização e aceitação dos familiares que o Brasil comemora, em 27 de setembro, o Dia Nacional da Doação de Órgão.

...da Doação...
Embora o processo para a doação no Brasil tenha apresentado evoluções importantes como sua desburocratização, o último levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, via Registro Brasileiro de Transplante, aponta que a quantidade de procedimentos no Brasil apresentou números bem próximos no primeiro semestre de 2018 quando comparado ao mesmo período de 2017, um crescimento de apenas 1,7%.

...de Órgãos
Na comparação com anos anteriores (2017/2016) o aumento foi de 3,5%, números que já eram insuficientes para reduzir a fila de pacientes na espera. Mais de 15 mil pessoas passaram a aguardar por algum tipo de transplante no primeiro semestre desse ano, o que culminou em uma lista de espera com 32 mil pessoas ao final de junho deste ano.

Remédios
É impressionante e deve ser um negócio milionário, a abertura de farmácias em Brasília e em todo o Brasil. Como perguntar não ofende, caberia uma sindicância sobre esse assunto? Os remédios estão cada vez mais caros, mesmo com os descontos concedidos... 

Dinner
O chef peruano Marco Espinoza comanda jantar no Libertad, restaurante oficial da Casa Cor, em Brasília, para seletos convidados.

Urnas
O mundo inteiro agora está metendo o bico nos problemas internos do nosso país. Outro dia foi sobre a candidatura de políticos, e agora chegou à vez da OAE falar sobre as urnas eletrônicas. Só o Brasil faz uso deles e ainda empresta “as máquinas” aos países que precisam. Quer queiram ou não, as urnas eletrônicas propiciam fraudes. Não apuraram, mas isso ficou muito bem claro na eleição de Dilma no Nordeste.

Torre Eiffel - ato III
Após formalizar a escolha dos chefs estrelados Frédéric Anton e Thierry Marx como os novos capitães dos restaurantes da Dama de Ferro (no lugar de Alain Ducasse), a Companhia de Exploração da Torre Eiffel (SETE) anunciou que a reabertura do Jules Verne e do Le 58 só ocorrerá no início de 2020. Os turistas gourmets deverão esperar para um jantar nas alturas.

Gastroturismo
A cidade polaca Cracóvia acaba de ser coroada Capital Europeia da Gastronomia de 2019, destronando Lisboa. Um título atribuído pela Academia Europeia de Gastronomia, cuja missão é salvaguardar e desenvolver o patrimônio gastronômico do velho mundo.

Conhaque e cinema
A Maison Cognac Hennessy contratou o diretor de cinema Ridley Scott (foto) para orquestrar a próxima propaganda do Extra Old (XO) em 3D. Ridley Scott é o diretor de Alien, Blade Runner e Gladiador. A campanha publicitária é intitulada “Worlds of Greatness” (Mundos da Grandeza) e terá o formato de minifilmes, o primeiro será transmitido no outono europeu. Cada episódio evocará um dos sete aromas de conhaque. “Cada gota é uma odisseia!”.

Ridley Scott
Os irmãos Farage, Miguel e Luís, ladeando Heitor Dantas