APC

Maçonaria: Coragem para dizer a verdade

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 28-09-2018 09:18 | 397
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto de Reprodução

Quando nos deparamos com o silêncio do coração, absorvendo a essência das canções, podemos nos remeter ao traçado de nossa caminhada maçônica. "Quero esquecer é como nódoa e não sai... eu pensei que fosse coisa para um dia só" (Djavan).

O ideal da Maçonaria é entrarmos nela, e ela entrar em nós. Então, pode-se perceber o quanto a Maçonaria está enraizada dentro de nós, em nossas atitudes, em nossos projetos. Fora, não temos a noção da grandeza que é ser e fazer parte da Maçonaria...

Não adianta querermos buscar palavras e exemplos para tentar explicar a outras pessoas o que é ser maçom, não conseguiríamos. Mas, após a iniciação, um novo mundo se abre diante de tantas perspectivas para uma nova vida que se descortina. Uma nova vida, cujo lema é lutar pela "Fraternidade, praticando a tolerância e cultivar a Liberdade, integrado numa só família, cujos membros estão envoltos pelo amor. E o tempo vai se encarregando de mostrar percepções diferenciadas, sob o prisma da Maçonaria Universal, onde se cultiva a coragem para servir a todos que o rodeiam, onde o homem, pela caridade, a abrir-se em cada coração; onde o homem permanece livre, respeitando os limites que separam a liberdade do outro e onde, sobretudo aprende ser aluno de uma escola de virtudes, amor, liberdade, justiça, lealdade e tolerância...

E se não fosse assim, a Maçonaria não estaria atuante até hoje. E, diante de tanto aprendizado, não há mais como abandonar estes conceitos de vida, que vão crescendo e tomando conta de todo o nosso ser. A gratidão de ser Maçom, porque essa Instituição nos envolve de tal maneira que as pessoas ao nosso redor, nos observam sempre, com olhos atentos às nossas atitudes, e não há como fugir a toda esta vivência, porque o aprimoramento ético é que nos unem aos nossos semelhantes nos laços fraternos.

Diante disso, só mesmo o desconhecimento da "Ordem Maçônica" pode levar desavisado a praticar atos de depredações contra os templos da Maçonaria. Quer saber a verdade sobre a Maçonaria? "O grande segredo da Maçonaria na verdade (segundo o jornalista estadunidense, editor, cientista e diplomata Benjamim Franklin) encontra-se no inconsciente de cada pessoa. Ele é descoberto por cada indivíduo por si mesmo, maçom ou não, no momento em que conhece a si mesmo e encontra o caminho que o leva ao seu lugar. O segredo real da Maçonaria é descobrir "quem você é".

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico Correspondente da APC Jacuí/MG fmjor31@gmail.com