TERAPIAS HOLÍSTICAS

Aromaterapia ajuda a diminuir os sintomas de estresse

Combinação de óleos é uma opção para relaxar
Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Entretenimento | 04-10-2018 15:34 | 57
Foto de Reprodução

Assim como têm o poder de ativar memórias e fazer as pessoas se sentirem em determinados momentos do passado, os cheiros podem atuar em outras áreas relacionadas aos sentimentos. Por isso, a aromaterapia, que utiliza princípios ativos de plantas medicinais aromáticas para equilibrar o corpo e a mente, é uma alternativa de tratamento para quem apresenta sinais de estresse. Quando sente um aroma, o nariz envia informações para o bulbo-olfatório, que as transmite ao sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos. Assim que chega a esse local, o cheiro começa a agir.

A aromaterapia faz uso de óleos essenciais, óleos vegetais e essências sintéticas. Os essenciais são aromas destilados retirados da natureza que agem terapeuticamente porque desempenham uma função na memória olfativa do paciente. Os vegetais são usados para diluir os essenciais que precisam ser suavizados. Já as essências sintéticas, que imitam as naturais, podem causar bem-estar, mas não servem como tratamento.

Essências para reduzir o estresse: 

Para diminuir os sintomas gerais do estresse, acrescente:

  • cinco gotas de óleo essencial de CEDRO; este óleo tem efeito calmante, útil para a meditação. Ajuda a cmbater a depressão e alivia a tensão.
  • três gotas de óleo essencial de ALECRIM, ajuda a elevar o bom humor, e a sensação de energia positiva dentro de casa.
  • três gotas de óleo essencial de PALMAROSA; óleo da sensibilidade, acalma as emoções e eleva a auto estima. Age contra o medo.

Adicionar esta mistura de óleos em dois litros de água. Espirre a mistura pela casa e procure relaxar. A sensação de bem estar, virá em minutos.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral - Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências