SAÚDE ANIMAL

Cães-guia: sentidos aguçados

Por: Rogério Calçado Martins | Categoria: Saúde | 06-10-2018 10:05 | 30
Foto de Reprodução

"Escolhidos por seu temperamento tranquilo, tamanho médio e inigualável instinto, os cães-guia para cegos são preparados durante vários meses para cumprir sua delicada tarefa. Inteligentes ao ponto de sempre intuírem adequadamente o que precisam fazer, tornam-se o apoio mais incondicional das pessoas que não enxergam. Sempre previnem o perigo. Quando escutam algum ruído suspeito, param imediatamente. Acompanhadas pelo seu animal de confiança, as pessoas sentem-se independentes, seguras e tão confiantes que se deixam guiar tranquilamente, colocando-se à mercê da "inteligência" canina.
Acostumados a agir com liberdade, qualquer tentativa de forçar os animais a fazer o que não devem pode prejudicá-los enormemente e fazê-los vacilar numa próxima ocasião. Seguem com grande precisão as pautas e normas estabelecidas. Quando caminham pela rua com seus donos, detêm-se para indicar-lhes que há uma mudança no terreno em que transitam, como escadas, buracos ou desníveis. Em seguida esperam que o cego se oriente e tateie com sua bengala o lugar onde deve pisar. Têm plena consciência de que podem contornar obstáculos sem dificuldade, ao contrário do seu dono.
Nas escolas de adestramento, os cães-guia aprendem "seu ofício" ajudados por um boneco da altura de um homem normal e pelo qual se "sentem responsáveis". Depois de percorrer várias vezes o trajeto por onde transitam diariamente, reconhecem com grande perícia eventuais mudanças de rota".
OBS: O texto de hoje foi retirado da revista QuatroPatas, editada e publicada pela Europa Press, especialmente para a leitura em salas de espera de Clínicas Veterinárias no mundo todo.

*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS
– médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)