CURTAS EDIÇÕES 2243

CURTAS

Por: Redação | Categoria: Cidades | 07-10-2018 21:21 | 57
Foto de Reprodução

Cola
Para o pleito deste domingo,7, os eleitores irão às urnas para eleger presidente e vice, governador e vice, deputados federais, deputados estaduais e senadores.Como são muitos votos a serem dados e 19 algarismos a serem digitados (além da tecla confirma para cada voto), a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve os números de seus candidatos anotados no dia da votação. Para isso, está disponibilizada no site do TRE uma colinha (formato PDF) para que o eleitor preencha e leve no dia 7 de outubro. Não será permitido o uso de celular na cabine de votação, sendo que o aparelho deverá ser recolhido junto à mesa receptora quando da apresentação do eleitor para votar.

Senadores
Este ano serão eleitos dois senadores, seguindo a regra prevista na Constituição da República de renovação do Senado de quatro em quatro anos por um e dois terços alternadamente. Isso significa que em 2014 foi eleito um senador, este ano serão eleitos dois, em 2022 será eleito um, e assim sucessivamente. Os eleitores devem ficar atentos e escolher dois candidatos diferentes para o cargo de senador, já que se votarem no mesmo candidato duas vezes o segundo voto será anulado. O senador é o terceiro cargo na ordem de votação na urna eletrônica, que começa com o cargo de deputado federal, depois deputado estadual, senador (1ª e 2ª vagas), governador e, por último, presidente. Minas Gerais tem 53 vagas na Câmara dos Deputados (deputados federais) e 77 vagas na Assembleia Legislativa (deputados estaduais).

Resultados
Para acompanhar a apuração dos votos nas Eleições 2018, os interessados poderão optar entre os sistemas DivulgaWeb e Divulga que já estão disponíveis na página do TRE. É possível também utilizar o aplicativo “Resultados”, fazendo download nas lojas Play Store ou na Apple Store. Os sistemas e o aplicativo recebem as informações da totalização pela Justiça Eleitoral e podem ser utilizados por quaisquer interessados.

Regras
Candidatos, representantes de partidos políticos e coligações, apoiadores e eleitores devem ficar atentos: não é permitida boca de urna, por meio do pedido de votos, em qualquer ponto do município, já que tal conduta configura crime eleitoral. Além disso, também é proibido, no dia das eleições, o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a realização de comícios e carreatas, a divulgação de qualquer espécie de propaganda política e, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas em qualquer local público ou aberto ao público portando vestuário padronizado, caracterizando manifestação coletiva. Todas essas condutas constituem crimes eleitorais, cuja penalidade vai de seis meses a um ano de detenção, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, além de multa no valor de R$5mil a R$15mil.

Denúncia
Eleitor deve usar os telefones 190 ou 181 para fazer denúncia de crime eleitoral no domingo, 7, dia do primeiro turno das Eleições 2018. O cidadão deve ligar para que as polícias tomem as providências cabíveis. Representantes do Gabinete Institucional de Segurança das Eleições 2018, reforçaram a importância do trabalho integrado das instituições em prol de um processo eleitoral seguro. E mencionaram a necessidade de os cidadãos fazerem sua parte, respeitando as normas da eleição, principalmente no que diz respeito a não derramar material impresso no dia da eleição ou no sábado à noite e à proibição de arregimentação de eleitores no dia da votação.

Transporte
A Justiça Eleitoral requereu junto a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso a cessão de cerca de 15 ônibus para o transporte de eleitores que deverá ocorrer entre às 8 e 16 horas com a rotas tradicionais no município. Somente poderão fazer uso do serviço os eleitores que comprovadamente residem na zona rural e necessitam do transporte para chegarem até os seus respectivos locais de votação. Além do transporte haverá ainda a fiscalização em relação ao comércio de bebidas alcoólicas que é proibida no período de votação.

Apuração
A votação acontecerá no período de 8 às 17h e após este período as urnas com os disquetes serão levados para o Cartório Eleitoral em São Sebastião do Paraíso, sede da 260ª Zona Eletoral, onde haverá a totalização dos votos. A partir das 17 horas o trânsito deverá ser fechado na região para receber a chegada das urnas. A expectativa é de que os trabalhos sejam desenvolvidos até as 20h30.

Curioso
A senadora Gleisi Hoffmann disse que, da cadeia, Lula sabe de tudo o que se passa aqui fora e coordena a campanha eleitoral do PT. Curioso, quando era presidente el nunca sabia de nada.

Sem conserto
É considerável o número de pessoas que se machucam em quedas sofridas devido à má conservação de calçadas. E em Paraíso não são poucas. Local para se redobrar cuidado, por exemplo é na avenida Monsenhor Mancini, próximo às Escolas, Estadual Paraisense e Clóvis Salgado. Aliás, não são apenas as mal conservadas, de vez que as construídas de forma irregular, isso para facilitar acesso de veículos às garagens, também são um caso sério. Quem tem perna forte já passa acuado. Imagine portadores de necessidades especiais e idosos. Essa história de calçadas em Paraíso parece ser “café sem conserto”.