ENSINO

Paraíso têm 17.548 alunos inscritos nas redes de ensino do Estado e do Município

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 07-10-2018 21:56 | 189
De acordo com o Censo Escolar 2023 estudantes  estão matriculados na Educação Infantil no Município
De acordo com o Censo Escolar 2023 estudantes estão matriculados na Educação Infantil no Município Foto de Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma prévia dos dados do Censo Escolar 2018. Em São Sebastião do Paraíso são 17.548 pessoas inscritas na rede de ensino do Estado e do Município. Após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União (DOU), o Inep disponibiliza o período de 30 dias para que as instituições de ensino possam conferir e, se necessário, retificar os dados declarados. As escolas têm até 10 de outubro para retificar dados do Censo.

Pelos dados divulgados a Educação Infantil em Paraiso possui 2.023 crianças matriuladas  nas creches e pré-escolas. Conforme levantamento nas creches 58 tem atendimento parcial e 705 integral. Na pré-escola são 1.034 parciais e 226 integral. No Ensino Fundamental são 6.942 alunos matriculados no Município e no Estado nos anos iniciais e finais.

Já o Ensino Médio soma 2.328, sendo que 104 são do período integral. Por último no Ensino de Jovens e Adultos são 147 do Fundamental e 193 do Ensino Médio. Os detalhes dos números do Censo Escolar realizado em Paraíso podem ser conferidos na tabela em anexo. As informações foram obtidas pela reportagem através do Inep que também disponibilizou as informações de todos os municípios brasileiros em seu portal na internet.

Durante a retificação, as escolas também podem complementar informações que não tenham conseguido declarar durante o período de coleta. Os gestores escolares devem estar atentos a esse período conferindo os dados por meio dos relatórios disponibilizados no Educacenso. Após a retificação, não será mais possível alterar os dados declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar 2018.Esta é a última oportunidade de alterações no Sistema Educacenso.

Censo Escolar
Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional.

Após essa fase, há momentos específicos para verificação dos dados pelos gestores das redes municipais e estaduais de ensino, além do período exclusivo para confirmação de matrículas duplicadas pelas escolas. Em 14 de dezembro, o Inep encaminhará os dados resultantes das correções e verificações do Censo Escolar 2018 ao Ministério da Educação para publicação final no DOU. A divulgação dos resultados definitivos e dos microdados ficou marcada para 31 de janeiro de 2019. Os dados constantes nos resultados finais tornam-se parte das estatísticas educacionais oficiais do ano em curso.