PREVENÇÃO

Paraíso realizará seminário de prevenção sobre câncer

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 11-10-2018 22:36 | 4006
Campanha Novembro Azul orienta os homens sobre câncer de próstata
Campanha Novembro Azul orienta os homens sobre câncer de próstata Foto de Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso organizou a programação do 1º Seminário Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento será realizado no próximo dia 18 no anfiteatro do CEDUC, a partir das 8 horas. Foram agendadas pelo menos quatro palestras com especialistas que vão falar sobre o câncer, as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento, além de depoimentos. As inscrições são limitadas.

O seminário terá a participação de especialistas no assunto como a Coordenadora de Graduação em Enfermagem, da Libertas Faculdades Integradas, Denise Alves de Almeida. Também estarão presentes o médico Marcelo Safatle, da Sociedade Brasileira de Urologia; a psicóloga Joana Sadddi, a enfermeira oncologista Renusa Campos Costa Lataro, o médico Oncologista Leandro Ribeiro dos Reis. Foram ainda confirmadas as participações da psicóloga Thais Lopes da Silva e a linergista Lilia Bastos Machado, que é especialista em sobrancelha e dermopigmen-tação. Confira a programação completa no quadro em anexo.

O município aderiu ao movimento Outubro Rosa e seguidamente nos últimos anos tem realizado campanhas de conscientização e orientação das mulheres, com enfoque principalmente direcionado para a prevenção do câncer de mama. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A campanha enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Também se propõe a mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica e esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento. O trabalho informa ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Novembro Azul é o mês dedicado à saúde do homem. Embora com especial ênfase para a prevenção ao câncer de próstata, esse mês compreende todas as doenças que atingem os homens, tais como a depressão masculina e o câncer nos bagos. Surgiu como uma campanha, a qual foi inspirada pelo November, um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem.

O trabalho que surgiu como uma campanha foi alargado para um mês, que tem como  objetivo conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares, do autoexame e tratamento, especialmente do câncer da próstata, um dos tipos que mais mata homens.

Denise Almeida, Coordenadora da Faculdade de Enfermagem fará palestra sobre o que é o câncer