LICITAÇÃO

Ufla inicia licitação do primeiro prédio no câmpus em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 11-10-2018 22:53 | 1635
Construções serão feitas em área recebida pela Ufla no Jardim Mediterranèe
Construções serão feitas em área recebida pela Ufla no Jardim Mediterranèe Foto de Jucelino Dias

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) divulgou no Diário Oficial da União a publicação do Aviso de Licitação destinado a selecionar a empresa especializada que será a responsável pela construção do Pavilhão de Aulas no Câmpus Paraíso. O anúncio é a primeira ação após o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva ter liberado recursos da ordem de R$ 10,8 milhões para projetos da Universidade em São Sebastião do Paraíso. A expectativa de acordo com a instituição é de que o início da obra ocorra no início de 2019.

O aviso de licitação com edital de RDC (Regime Diferenciado de Contratação) Eletrônico nº9/2018-UASG 15032 foi publicado no Diário Oficial da União, edição do dia 8 de outubro. Conforme a publicação o objeto da licitação é a contratação de empresa especializada para a construção do Pavilhão de Aulas no Campus Paraíso. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística - PROINFRA da Universidade Federal de Lavras - UFLA, conforme especificações e quantitativos estabelecidos no Projeto Básico, no Memorial Descritivo, na Planilha Orçamentária e nos demais Anexos do Edital. A entrega das propostas já foi liberada e a abertura será feita no dia 30 deste mês.

O prefeito Walker Américo Oliveira comemorou mais esta etapa do processo e confirma os próximos passos que serão dos para que os cursos da Ufla sejam implantados em Paraíso a partir de 2019. "Muita gente não acreditava na seriedade deste processo de vinda de uma universidade federal para nossa cidade, mas está sendo dado mais um importante passo neste sentido", comenta. Ele adiantou que o prédio do anexo da Prefeitura, na Lagoinha, onde funciona uma Escola Municipal de Educação Infantil, será liberado no fim do ano para que sejam implantadas as salas de aulas iniciais da faculdade federal. "É o sonho tornando-se realidade na prática" acrescenta.

Em agosto deste ano integrantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão da Universidade Federal de Lavras (Proplag/UFLA) estiveram em Paraíso para cuidar de trâmites relativos à implantação do campus da UFLA na cidade. De acordo com o superintendente de Planejamento, Luiz Paulo Brianezi Valim, a UFLA, por estar implantando em Paraíso seu primeiro campus externo à sede, busca a experiência de outras instituições na gestão de vários campi para que tudo possa ser planejado da melhor maneira. Foram iniciados os trâmites burocráticos na Receita Federal e Estadual para instalação do campus, criação de CNPJ e providências junto ao setor de arrecadação do município.

Paralelo a estas medidas o município já havia recebido uma equipe de engenheiros, que fez toda a análise de solo e esgotamento sanitário, também da parte de abastecimento de água e energia elétrica. Conforme os levantamentos realizados, as instalações estão em perfeito estado, não precisando de novos investimentos, mas apenas adequações ao projeto do câmpus.

Em 29 de setembro quando a vinda do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, em São Sebastião do Paraíso foram liberados recursos da ordem de R$ 28 milhões para o Câmpus Paraíso. A área doada à UFLA pela prefeitura da cidade tem 150 mil m² e nela serão construídas as estruturas físicas para abrigar os quatros cursos de graduação que integram a proposta do novo câmpus.