ELE por ELE

Prefeito Walker Américo visita o Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Esporte | 14-10-2018 09:31 | 4615
Modernas dependências do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso
Modernas dependências do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso Foto de CXSSP

Na última quarta-feira (10/10) o prefeito Walker Américo Oliveira esteve na Arena Olímpica acompanhado do secretário de esportes, lazer e cultura, Emerson Ramos de Mello.

A visita do prefeito Walker Américo à Arena teve como objetivo conhecer de perto os vários projetos que estão em andamento, dentre eles o de xadrez que funciona no terceiro andar em parceria com a Associação CXSSP – esta já com mais de 20 anos de existência.

O prefeito Walker e o secretário Emerson conversaram com os alunos que estavam tendo aulas de xadrez pela manhã e, através do contato com o professor do clube Dwlyan Santos, tiveram acesso a todos os recursos das modernas instalações do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso, considerado o Centro de Treinamento da modalidade mais completo do Brasil com quase 300 metros quadrados.

O CT leva o nome do veterano enxadrista Jair Vicente Domingues (de 75 anos de idade), lenda do xadrez local, que aos 73 anos se tornou mestre nacional e teve seu título outorgado pela Confederação Brasileira de Xadrez. Outro frequentador assíduo da velha guarda do xadrez paraisense é Joel Cintra Borges, de 78 anos, co-autor de dois livros de xadrez!

Paralalemente o clube recebe jovens e crianças de todas as idades para treinamento. A idade ideal para se começar no xadrez é a partir dos 5 anos.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura fornece espaço nobre na Arena Olímpica para o funcionamento da Associação CXSSP, que é mantida por doações.

Não há cobrança de mensalidade ou necessidade de material para as aulas, sendo oferecidos treinamentos completamente gratuitos para a comunidade paraisense de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Aos sábados, das 15h30 às 19h são realizados torneios, também sem qualquer custo aos participantes.

Os pais que desejarem levar seus filhos para treinar podem deixá-los com o professor e buscá-los após a aula. Ou, acompanhá-los durante toda a aula – inclusive, até aprender a jogar xadrez junto com seus filhos!

A Associação CXSSP tem assessoria técnica do GM Evandro Barbosa, um dos principais jogadores do Brasil, que direciona os treinamentos. Conta também com o irrestrito apoio do juiz federal e enxadrista Thales Braghini Leão, que montou toda a estrutura do clube. Outra importante apoiadora é a empresária e também enxadrista (assim como seus dois filhos campeões) Tânia Carvalho Oliveira.

E, através de uma afinada diretoria e grupo de colaboradores que planeja todo o calendário de eventos do ano e ações para fomentar o xadrez na cidade e região, a Associação CXSSP vem conquistando espaço e sendo modelo para outras entidades.

Contato com o CXSSP: site (www.cxssp.com.br), Face book (https://www.facebook. com/cxssp), e-mail (cxssp@ outlook.com.br) e telefone (3531-5340).

FESTIVAL MINEIRO DA JUVENTUDE CLÁSSICO

A Federação Mineira de Xadrez (FMX) está realizando na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso nos dias 12 e 13 de outubro o Festival Mineiro da Juventude Clássico, que é o Campeonato Estadual de Menores de 8 a 20 anos – nos naipes masculino e feminino. Serão conhecidos 14 novos campeões estaduais.

A organização é do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso, que convocou uma grande equipe de árbitros e apoiadores que ajudarão na condução dos trabalhos.

A premiação é de troféus para os três primeiros colocados e medalhas até o décimo colocado, em todas as 14 categorias em disputa.

O evento está programado para terminar na manhã deste sábado (13/10).

Até o fechamento desta edição do JS havia 60 inscritos de vários municípios.

A Prefeitura Municipal apoia o Festival Mineiro.

CXSSP possui espaço adequado  para grandes eventos de xadrez
Prefeito Walker Américo acompanhando partida do Projeto de Xadrez
Prefeito Walker Américo, secretário Emerson  Ramos de Mello e professor Dwlyan Santos no  Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso
Secretário Emerson Ramos de Mello e prefeito Walker Américo acompanhando uma aula do Projeto de Xadrez
Campeonatos no CXSSP são sempre muito concorridos