BRASIL

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 17-10-2018 12:11 | 4328
Paiva Netto
Paiva Netto Foto de Reprodução

Os mortos...
No próximo sábado, o escritor Paiva Netto (foto) lançará seu aguardado título Os mortos não morrem, durante a sessão solene dos 29 anos do Templo da Boa Vontade, em Brasília, às 16h. Na obra o autor apresenta seu brado de Vida Eterna, conduzindo os leitores pelas mãos, como um sábio professor, a uma viagem ecumênica e profunda sobre esse instigante tema, velho conhecido da humanidade.

...não morrem
Em sua investigação ecumênica, Paiva Netto analisa experiências de quase-morte (EQMs), Fenômenos psi, Vozes eletrônicas do Além, relatos mediúnicos das crenças e religiões, contribuições da Neurociência, a criônica, a bicorporeidade, a inteligência artificial, a consciência espiritual, entre outros.

Fenômeno
Para se ter uma ideia da montanha de votos de Bolsonaro no primeiro turno basta conferir o novo mapa de cadeiras no Congresso. Antes da eleição, o PSL de Bolsonaro não tinha nenhum senador, agora tem seis. Antes tinha apenas oito deputados, agora tem 46. Além de ter chegado ao final do primeiro turno com larga vantagem, Bolsonaro saiu elegendo um monte de gente Brasil afora.

Indígena
Joênia Wapichana, de Roraima, é a primeira mulher indígena eleita deputada federal pela Rede, com 8.491 votos. É a segunda vez que um indígena chega à Câmara dos Deputados. O primeiro foi Mário Juruna do PDT, em 1982, quando virou sucesso usando um gravador para registrar suas conversas com políticos. “Branco mente muito”, justificava o cacique Juruna. Mas Joênia não usa gravador.

Abatido
Tiraram o ex-presidente Lula da campanha de Fernando Haddad à presidência. Não foi nenhuma ordem da Justiça Eleitoral. Foi decisão do próprio Lula que, desanimado, não acredita mais em vitória contra Bolsonaro. Para Lula, essa eleição, que ele não pôde disputar porque está preso por corrupção, está perdida. Agora, só lhe resta aguardar as próximas condenações do juiz Sérgio Moro.

Arrogância
Esse pessoal do PT é arrogante mesmo. Veja o que disse a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, nesta semana: “Não dá para o PT pedir desculpas porque venceu”. Venceu o que? Passou por sorte para o segundo turno da eleição presidencial, onde está 18 pontos atrás do presidenciável Jair Bolsonaro. É um partido irritante. Por isso, os brasileiros já decretaram: “PT nunca mais”.

Princesa na Corte
Seria muito melhor se o Brasil vivesse numa monarquia, como queria o ex-deputado Cunha Bueno. Felizmente ainda temos uma princesa, Maria Gabriela de Orleans e Bragangança, a Lelli, que virá à Corte, no dia 20, para inaugurar belíssima exposição, em óleo sobre tela, mostrando a exuberância da fauna e flora da nossa Mata Atlântica. A abertura será às 10h30, no Espaço  Cult PaulOOctavio.

Cadê o Gito?
De repente ele aparece, depois some, ninguém sabe, ninguém viu. Mas o mal humor está sempre presente. Será que São Jorge não passou por aqui e deu garupa pra ele? Alô Gito Chammas (foto).

Marinho senador
O querido amigo Paulo Marinho (foto), que é pau pra toda obra, inclusive foi diretor do Jornal do Brasil na sucursal de Brasília, agora é suplente do senador Flávio Bolsonaro. Se assumir a cadeira, ele vai trabalhar com muita competência e levar toda a sua elegância ao Congresso Nacional.

Recuperado
Ninguém sabe o que a vida nos reserva. O sempre eufórico e alegre amigo Eron Alves Oliveira (foto) teve um AVC, e graças a Deus está praticamente recuperado e sem sequelas. Viva Jesus!

Estado do Planalto
Chiquinho Escórcio continua animado com o seu projeto Estado do Planalto, e Brasília está precisando.

Limpeza
A Lava Jato, nesse último pleito, levou alguns da vida pública. Mas para muitos o jato perdeu a força.

Finados
Dia 2 de novembro está chegando e é preciso que a administração do Cemitério Campo da Esperança prepare o local para receber os visitantes. Em tempo: Lá os mortos estão mais felizes do que os vivos nessa terra de loucos e desnaturados. Mas tudo vai melhorar depois da posse do novo presidente.

Alô Procon
A quantidade de automóveis e a falta de vagas no DF são dois pontos cruciais da nossa já sofrida cidade. Quem está levando a melhor neste caso são os donos das garagens pagas, cobertas ou não. Até aí nada demais, mas o que o Procon precisa tomar providências é em relação ao preço cobrado. Um detalhe: além de caro, nunca tem troco.

Divergência
Cada vez maior as divergências existentes na justiça brasileira, principalmente na Suprema Corte. Eu digo isso com autoridade de quem conhece o Supremo desde 1960, quando foi transferido pra cá e eu tive a incumbência de receber, ao lado do diretor do GTB, Felinto Maia, antes do dia 21 de abril, o presidente Barros Barreto e o diretor Nelson Hungria, que eram contra a mudança da capital.

Diário Oficial
Foi um dos maiores crimes cometidos até hoje pela presidência da República, o de interromper o trabalho da Imprensa Nacional. Depois de séculos em circulação, a versão impressa do “Diário Oficial da União” deixa de existir, passando agora para versão online. O órgão existe desde 1808 e foi o que deu mais trabalho aos integrantes do GTB e foi instalado em Brasília com o apoio de dois diretores, o Britto Pereira e o Cisneiros. Para quem não sabe, se o Diário Nacional não rodasse aqui no dia 21 de abril de 1960, a capital não poderia ser transferida. E PT saudações!

RAICE
Doceira estrelada
A francesa Christelle Brua, 41 anos, desde 2003 cheffe pâtissière do Pré Catelan, três estrelas Michelin em Paris, acaba de ser coroada como a melhor confeitaria de restaurante do planeta. A consagração veio da associação Les Grandes Tables du Monde (As grandes mesas do mundo) que reúne 174 instituições internacionais. Sua sobremesa fetiche é a maçã em açúcar soufflé, crème glacée de caramelo, sidra e açúcar espumante (45 euros).
foto de Marc Laurin

Má alimentação
Infelizmente nem todos têm acesso à uma comida gastronômica e nem mesmo sã, mas o Parlamento francês quer combater a má alimentação. Uma comissão parlamentar elaborou o relatório “junkfood” para pressionar o setor agroalimentar a colocar menos sal, menos gordura, menos açúcar e menos aditivos em seus produtos. 30% do consumo diário de sal dos franceses vem do pão, em breve, poderá ser obrigatória a fabricação da famosa baguete com um teor máximo de 18 gramas de sal por quilo de farinha.

Sommelier
Prêmio mais que merecido para Giorgio Pinchiorri, da Enoteca Pinchiorri, em Florença (Itália), eleito o melhor sommelier do mundo pela da associação Les Grandes Tables du Monde. Nós guardamos na memória a lembrança de um dos mais belos restaurantes que já degustamos, um menu de vinhos que parece uma bíblia, um serviço inigualável e uma cheffe (Annie Féolde-Pinchiorri, esposa do sommelier na foto) superdotada de sabores mágicos. Todo mundo merece degustar esta mesa uma vez na vida!