SIMPÓSIO

Professora da Libertas participa de Simpósio Internacional da ABHR

Por: Redação | Categoria: Educação | 22-10-2018 18:52 | 1367
Coordenadoras de GT, mestra Ana Paula Horta e mestra Flávia Amaro (UFJF)
Coordenadoras de GT, mestra Ana Paula Horta e mestra Flávia Amaro (UFJF) Foto de Reprodução

Entre os dias 11 e 14 de outubro, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, foi realizado o 3º Simpósio Internacional da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). A professora da Libertas Faculdades Integradas, de São Sebastião do Paraíso, mestra em História pela USP e atualmente doutoranda em Ciências Sociais pela Unesp, Ana Paula Horta, participou do simpósio como coordenadora de um Grupo Temático (GT).

Em parceria com Flávia Amaro (UFJF), Ana Paula coordenou o GT intitulado “A análise do fenômeno religioso a partir da uma abordagem interpretativa”, no qual foram apresentadas e debatidas pesquisas que refletiram sobre métodos participativos e interpretativos no campo religioso. Durante os três dias de simpósio, dezesseis trabalhos foram apresentados às pesquisadoras e comentados com a colaboração da Dra. Tatiane Pereira de Souza (Unesp). Os trabalhos serão em breve publicados na Revista Plura – Revista de Estudos da Religião – um periódico da ABHR.

Além da coordenação do GT, Ana Paula apresentou ao público parte de sua pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvido na Unesp de Araraquara e que tem como tema as transformações das festas religiosas brasileiras diante dos processos de globalização. No Simpósio da ABHR, a professora explanou sobre sua mais recente pesquisa realizada em Pirenópolis (Goiás). O título de sua apresentação foi “Máscaras do sagrado e do cômico: Cavalhadas de Pirenópolis e a carnavalização de uma festa religiosa”.

Ana Paula Horta comentou sobre a importância da participação em um simpósio tão representativo: “Nestes encontros é que temos a oportunidade de ouvir as melhores críticas e sugestões, pois estamos em contato com estudantes, pesquisadores e professores de várias universidades do Brasil e do exterior. Crescemos muito quando submetemos nossa pesquisa, leituras e reflexões a um público tão preparado”. 

Ana Paula Horta é doutoranda em Ciências Sociais UNESP e mestre em História USP