EU SOU A MUDANÇA

Guarda Municipal forma turma do projeto “Eu sou a mudança”

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 27-10-2018 12:50 | 57
Alunos de cinco escolas do município participam do projeto realizado entre março e dezembro
Alunos de cinco escolas do município participam do projeto realizado entre março e dezembro Foto de Roberto Nogueira

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil,  realizou na manhã de quarta-feira (24/10), a solenidade de formatura da primeira turma de alunos do projeto “Eu sou a mudança”. O trabalho é desenvolvido desde março nas escolas da cidade, zona rural e dos distritos de Guardinha e Termópolis. “É uma ação que visa a formação básica das crianças com o objetivo de formarmos uma sociedade melhor, atuando na promoção humana e no resgate de valores morais”, avalia o coordenador do projeto o Guarda Municipal Leonardo Cárceres Gaspar.

A solenidade que deveria acontecer em frente ao prédio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso teve de ser transferida para o Teatro Municipal Sebastião Furlan em virtude da intensa chuva que caiu na cidade.

O projeto “Eu sou a mudança” tem por objetivo proporcionar a formação cidadã, ética e moral dos alunos. As atividades nas escolas foram iniciadas em março e vão até o final do ano. “Temos visto muitos bons frutos atendendo o propósito de resgatar valores, construindo uma cultura de paz, de respeito na família, na sociedade, proporcionando bons costumes e fazendo cidadãos de bens”, descreve o coordenador Cárceres. Participam do projeto alunos das escolas municipais de Termópolis, Maria de Lourdes Dizaró (Caic), APAE, Morro Vermelho e Roque Scarano.

O coordenador do projeto enfatizou a importância da iniciativa e destacou o apoio que recebeu de toda a corporação. Citou que os desafios e dificuldades estão sendo enfrentados com garra, dedicação e doação de cada membro da Guarda Municipal, junto com os professores das escolas. “Não faço nada sozinho e o sucesso deste trabalho atribuo a cada um de vocês que colaboraram comigo, doam de si além do que se pode imaginar o que nos honra e dá ânimo para fazermos cada vez mais”, declara.

O prefeito Walker Américo enfatizou que a boa formação começa na base. “Não é dever só da escola educar, a formação começa em casa com o respeito aos pais e familiares. Depois passa pela escola e abrange toda a comunidade”, descreve.

O secretário de Segurança, Miguel Félix destacou o empenho da Guarda Municipal para o cumprimento dos objetivos. “Tenho orgulho de fazer parte deste grupo que não mede esforços para atingir as metas. Aos formandos digo que já estão no caminho certo, do bem é só seguirem os ensinamentos, manterem a disciplina que serão vitoriosos”, comenta.

A aluna Maria Eduarda Borges da E.M. Morro Vermelho falou em nome dos alunos e disse da gratidão e do aprendizado que obteve no projeto. Para a secretária de Educação Maria Ermínia, “a mudança no comportamento dos alunos participantes do projeto, já pode ser percebida nas escolas, dentro da sala de aula e em casas através dos comentários dos próprios pais”.

Foram entregues certificados aos formandos e homenagens aos professores, diretores e integrantes do projeto.