CURTAS EDIÇÕES 2249

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 28-10-2018 15:28 | 90
Foto de Reprodução

Debate
Os candidatos Romeo Zema (Novo) e Antonio Anastasia (PSDB) fizeram o último debate antes das eleições na noite de quinta-feira, 25.  Os políticos elevaram o tom e o que não faltou foram ironias, acusações, além é claro de algumas trocas de farpas entre eles. A rispidez em algumas falas nas perguntas e respostas tomou lugar as apresentações de propostas e aprofundamento e foi inevitável em alguns momentos esconder o riso e disfarçar o nervosismo. A próxima disputa agora será nas urnas quando será definida a escolha do próximo governador de Minas Gerais.

Repetição
Não havendo nenhuma surpresa de última hora, tudo indica que os eleitores de São Sebastião do Paraíso e região devem manter a mesma tendência dos votos que deram no primeiro turno. Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Romeo Zema (Novo) saíram vencedores das urnas em 7 de outubro, superando seus adversários, respectivamente,Fernando Hadad (PT) e Antonio Anastasia (PSDB) com relativa folga em número de votos. Pelo que se percebe nas manifestações do eleitorado, tudo indica que os resultados de agora podem não ser diferente, neste domingo, 28.

Abstenções
Pela quantidade de ônibus e excursões que foram organizadas de São Sebastião do Paraíso para tantos lugares em todo o Brasil um detalhe que pode chamar a atenção do resultado das urnas neste segundo turno das eleições é a quantidade de ausentes que pode aumentar consideravelmente. Como o retorno das viagens está marcado para o fim de tarde os turistas paraisenses só deverão retornar à cidade no início da noite, quando já estará sendo concluída a soma dos votos. No primeiro turno, a eleição que em Paraíso tinha 50.296 eleitores aptos a votar registrou 74,41% de comparecimento e 25,59% de ausentes.

Visita
O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) em meio a tantas visitas que recebeu nesta semana em seu gabinete na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte recepcionou o prefeito Walker Américo, de São Sebastião do Paraíso. Junto com ele estavam o procurador-geral do município, Nilo Kazam de Oliveira, e do gerente financeiro da prefeitura, Adriano Reis de Paula. O executivo aproveitou para solicitar novos recursos para educação, transporte e pavimentação de ruas, e também o apoio para trazer novas empresas para o município. O parlamentar assinalou que os conterrâneos sempre poderão contar com ele. Poderia ter incluído no pedido verba para que eventos comemorativos, por exemplo, solenidade de aniversário da cidade, também sejam realizados.

Reunião
Dirigentes do Sempre (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) de São Sebastião do Paraíso, leia-se a presidente Maria Rejane Tenório Araújo Santos e o novo presidente eleito da entidade, Rildo Domingos, reuniram-se na tarde de quarta-feira,24, com o prefeito Walker Américo, em seu gabinete na Prefeitura. A conversa girou em torno do pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de setembro. Até o momento receberam os funcionários com vencimento até R$1.500,00. A pedida do sindicato é para que com a entrada de novos recursos seja priorizado o pagamento dos demais trabalhadores. Ficou acordado que a verba que chegar será revertida para esta finalidade para que se atinja o maior número possível de pessoas que ainda não receberam.

Censo
O deputado federal Carlos Melles  que preside a Frente Parlamentar da Geografia, Estatística e Meio Agroambiental (Gema), esteve mobilizando forças para conseguir maior espaço no Orçamento de 2019 para complementar a verba que será destinada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a preparação do Censo Demográfico 2020. Melles alerta sobre a importância do levantamento, que visitará as casas de todos os brasileiros e traz dados essenciais para a definição de políticas públicas, como o Bolsa Família e a divisão de recursos federais entre municípios, por exemplo, recompondo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em Paraíso há insatisfação geral com os últimos levantamentos que aponta estimativa de população aquém dos índices esperados, ou seja, apenas 70 mil habitantes.

Orquídeas
Em meio a tantos cancelamentos de eventos, teve início na noite de sexta-feira e vai até a tarde deste domingo a Exposição de Orquídeas, em Paraíso. O evento terá lugar no galpão instalado no recinto do Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho. Presença garantida dos orquidófilos da cidade e também a vinda de dezenas de convidados, a maioria deles oriundos de cidades do interior paulista e também de alguns municípios de Minas Gerais que tradicionalmente prestigiam a mostra. Para os amantes das flores oportunidade ímpar de conferir de perto a beleza e exuberância das plantas. Também serão comercializadas plantas, insumos e acessórios para o cultivo de orquídeas. A entrada é franca.

Lá e cá
Enquanto em São Sebastião do Paraíso tem sido infrutífero o pedido da ACISSP representando comerciantes, reivindicando que o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, seja ponto facultativo para o comércio, alegando que seguidos feriados quando têm lhes causado prejuízos pelo fechamento de seus estabelecimentos, em Ribeirão Preto o comportamento de autoridades mostrou-se ser outro. A abertura do comércio será facultativa no feriado de Finados, próxima sexta-feira, dia 2 de novembro.

Movimentação
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (SINCOVARP) prevê maior movimentação nos estabelecimentos, pois muitas pessoas aproveitarão o descanso prolongado para fazer compras e pesquisar preços e produtos. “Com a abertura dos estabelecimentos do Centro, das principais avenidas comerciais e dos bairros, lojistas e consumidores terão a oportunidade de anteciparem vendas e compras da Black Friday e até do Natal, principais datas sazonais do segundo semestre”, comenta o presidente do SINCOVARP, Paulo César Garcia Lopes. Aberto em Ribeirão, fechado em Paraíso, significa evasão de divisas do comércio paraisense