ENEM

Primeira fase do Enem acontece neste domingo

Candidatos devem estar atentos ao horário de verão
Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 03-11-2018 12:16 | 62
Foto de Reprodução

A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (4/11) com a realização das provas de linguagens, ciências humanas e redação. A prova terá duração de 5h30, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. Cerca de 2800 alunos devem prestar a prova em São Sebastião do Paraíso. O número representa uma queda considerável em relação ao ano anterior, quando 3500 candidatos se inscreveram para tentar esta que é uma das portas de entrada para as universidades públicas e também para o Prouni.

Os candidatos também devem estar atentos à mudança de horário em face ao horário de verão, que se inicia neste sábado (3/11), quando dez estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal devem adiantar o relógio em 1h. No domingo seguinte (11/11), serão realizadas as provas de ciências da natureza e matemática, com duração de 5h. Também, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia com fechamento às 13h.

Em Paraíso, as provas acontecem nas escolas Benedito Ferreira Calafiori, Paraisense, Clóvis Salgado, Comendadora Ana Cândida de Figueiredo e na Libertas Faculdades Integradas. Há em torno de 2800 candidatos inscritos, o que representa uma queda brusca em relação ao ano anterior, quando 3500 compareceram aos locais de prova. Essa redução aconteceu em nível nacional e, de acordo com o Ministério da Educação, esta foi a menor taxa de inscrições desde 2011.

HORÁRIO DE VERÃO

A preocupação com a organização da aplicação do exame este ano é justamente a mudança de horário que acontece no dia da realização da prova. Um bug nos aparelhos móveis que realizou a mudança automática de horário nos celulares em meados de outubro fez muita gente se atrapalhar e perder seus horários, por isto o MEC alerta para que os candidatos estejam atentos a fim de não incorrer em erro e chegarem atrasados nos locais de provas. Os relógios devem ser adiantados em 1h à meia noite deste sábado (3/11).