CURTAS EDIÇÕES 2251

CURTAS

Por: Redação | Categoria: Cidades | 04-11-2018 21:42 | 62
Foto de Reprodução

Parceiros
Na edição de quarta-feira (30/10),  esta coluna noticiou a vinda a São Sebastião do Paraíso, do deputado Emidinho Madeira, no final de semana. Ele veio agradecer  votos recebidos na comunidade o que contribuiu para a sua eleição como deputado federal a partir de fevereiro de 2019. Junto com ele além da vice-prefeita Dilma Oliveira, sua fiel escudeira, também pousaram para a foto e receberam os agradecimentos do parlamentar os vereador Luiz de Paula, Lisandro Monteiro e Ademir Ross.

Sem 13.º
Matéria publicada nesta semana por jornal da capital mineira mostra que a situação financeira de prefeituras é para lá de periclitante. Segundo o Hoje em Dia, em torno de 810 dos 853 municípios já assinalaram que não terão dinheiro em caixa para quitar o 13.º de servidores. O motivo conforme tem reiterado o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, é a falta de repasses por parte do governo do Estado. Pimentel já não repassava recursos aos municípios, de longa data. Depois da derrota nas urnas, alguém acredita que ele terá interesse em solucionar a questão?

Opinou
A vice-prefeita de São Sebastião do Paraíso, Dilma Oliveira fez postagem em rede social, na qual fala sobre a situação financeira do município. Opinou que se deve trabalhar sobre três pilares: redução de despesas, aumento de receita e renegociação de dívidas. Disse ainda apoiar o SEMPRE, que é o Sindicato dos Servidores Municipais que protocolou na prefeitura, medidas propostas pelos próprios funcionários, para conter gastos da administração municipal. Precisamos diminuir os cargos em comissão, suspender as gratificações e bonificações, a fim de encontrar o equilíbrio das contas públicas, disse.

Afeta
A situação financeira como está, segundo Dilma Oliveira, afeta diretamente os investimentos no município, e a vida dos servidores. Sempre estive a disposição do prefeito, Câmara de Vereadores, dos secretários servidores na busca de soluções. Continuo me colocando à disposição de todos na busca do equilíbrio e possa trazer a paz e desenvolvimento para o município, afirmou. 

AISP
Inaugurada na administração municipal anterior, a Área Integrada de Segurança Pública – AISP – na avenida Brasil, início do Parque São Judas Tadeu, conforme foi dito, tinha o objetivo de em um só local, por sinal bem instalado, unificar forças de segurança, ou seja, as polícias Militar e Civil e Guarda Municipal. Um posto avançado, estratégico, de forma a melhor atender a população, especialmente naquela região, que “virou outra cidade”, tamanho o seu crescimento. Quem passa por lá tem notado há algum tempo portas fechadas, luzes apagadas, e até mesmo que o mobiliário também minguou.

Posse
Quem já foi eleito e está pronto para tomar posse é o novo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sempre Sudoeste) Rildo Domingos. A posse será no próximo dia 7 de novembro. Na quarta-feira,31, ele e a atual presidente Rejane Tenório e outros membros da diretoria  protocolaram documento na Prefeitura cobrando soluções da administração municipal para a questão dos atrasos salariais do funcionalismo. Segundo os sindicalistas a possibilidade de deflagração de greve esteve e ainda pode estar por um triz em Paraíso.

Apoio
Depois de uma oposição ferrenha ao governo petista de Fernando Pimentel, o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) afirma que a partir de janeiro de 2019 terá outra postura. Ele anunciou que apoiará o que for melhor para Minas na administração de Romeu Zema. A decisão foi tomada após reunião da cúpula tucana nesta semana. O grupo de deputados pretende formar uma bancada independente na Assembleia Legislativa. Segundo a cartilha os interesses de Minas Gerais devem prevalecer sobre as vontades pessoais dos parlamentares.

Bloco livre
O deputado foi enfático ao afirmar que será criado um bloco livre, de consciência crítica e que irá trabalhar para o que for melhor para o Estado. Ele lembrou ter apoiado o candidato Antônio Anastasia ao Governo de Minas. Em seu entendimento, os eleitores pensaram diferente e a resposta das urnas foi outra e isso será respeitado, acrescenta. Contudo, Arantes afirma que para ele a grande vitória foi derrotar os candidatos do PT ao governo e ao senado.

Designação
Apesar da crise envolvendo servidores da Educação do Estado, o governo mineiro  acaba de abrir as inscrições que vão até 12 de novembro para o processo de designação para atuar na rede estadual de ensino em 2019. Foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira,25, a Resolução SEE Nº 3.995, que dispõe sobre critérios e define procedimentos para inscrição e classificação. A iniciativa trata dos critérios para a designação. Em resumo é uma etapa preliminar para formação de cadastro e classificação de interessados em participar do processo de designação, que está previsto para acontecer a partir de janeiro de 2019.

Século 21
Desde 21 de setembro foi anunciado que “dentre uns 30 dias” São Sebastião do Paraíso passaria a receber o sinal Analógico da Rede Século 21, através do Canal 44. Fato é que o tempo passou, mas até agora nada. Há quem questionou que a esta altura do campeonato houvesse apenas concessões de canais digitais, mas não é bem assim. Expectativa fica mantida para as próximas semanas ou quem sabe até o final do ano caso ocorra de fato. Sinal Digital de emissoras como Rede Vida, Canção Nova anunciados para este ano na cidade pelo jeito vão ficar para outra ocasião. Enquanto isso em cidades menores da região equipamentos estão sendo instalados.